Percepção pública da ciência e da tecnologia dos medicamentos: subsídios para o ensino de ciências

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Data

2015-02-23

Autores

Pedrancini, Vanessa Daiana [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Science and tecnology have manifested their importance within contemporary culture through the development of a great number and different types of innovations that permeate different areas in social life. On the other hand and at the same time, a process of demystification of science is in progress. Science is faced with it its own success, deficits, failures, suffering, issues that should be overpassed and unfulfilled promisses. The public understanding of scientific and tehcnological applications with regard to the risks, limits, implications ans benefits is basic within the context of community decisions and individual choices. Current analysis aims at understanding the public perception an the Science and Technology of Drugs to subsidy the teaching of Science though a research instrument that would undertake a quantitative investigation. A questionnaire was applied to a sample of 551 inhabitants of the municipality of Maringá PR Brazil on the following issues: valorization of licit drugs as a usefull application for the solution of problems and improvement in life quality; trust in the S&T of drugs and the perception of risks; degree of information and interest with regard to drugs and the most used sources by people to be informed on the theme. The internet may be underscored among the most cited sources of information by people to solve their doubts on drugs. Althrough the population showed an interest in being informed on the theme, the most interested people were not always those who were most informed. With regard to trust in drugs, the answers strengthened predominant culture among the population, or rather, the valorization of knowledg derived from scientific activities. Further, a positivist and salvationist stance with regard to S&T was provided, albeit not with extreme positions, since certain limitations in scientific and technological development were acknowledged to solve problems or improve life quality through licit...
Atualmente, a ciência e a tecnologia (C&T) têm evidenciado sua importância na existência da humanidade por meio do desenvolvimento de expressivo número e diversidade de inovações que atingem os variados domínios da vida social. Por outro lado, simultaneamente, desencadeia-se um processo de desmistificação da ciência, a qual é confrontada com seus próprios êxitos, deficiências, fracassos, tribulações, problemas que deve superar e promessas descumpridas. Nesse contexto, compreensão pública das aplicações científicas e tecnológicas no que se refere aos riscos, limites, implicações e benefícios, torna-se crucial, tanto no âmbito das decisões comunitárias como também das escolhas individuais. Diante, o presente estudo teve como objetivo compreender a percepção pública acerca da C&T dos medicamentos para subsidiar o ensino de ciências, por meio da elaboração de um instrumento de pesquisa e de uma investigação de caráter quantitativo. Para tanto, à amostra de 551 moradores do município de Maringá-PR foi aplicado um questionário com indagações sobre os seguintes aspectos: valoração conferida aos medicamentos como aplicação útil para a solução de problemas e melhoria da qualidade de vida; confiança na C&T dos medicamentos e percepção de risco, grau de informação e interesse em relação aos medicamentos e fontes mais utilizadas pelos sujeitos para se informarem sobre o tema. Em relação às fontes de informação mais citadas pelos indivíduos para sanarem suas dúvidas sobre os medicamentos, a internet se destacou. A população manifestou interesse e revelou estar informada sobre o tema, porém nem sempre os que relataram ter mais interesse foram também os que manifestaram estar mais informados. No que se refere à confiança nos medicamentos, as respostas dos inquiridos fortaleceram a cultura predominante entre a população de valorizar os conhecimentos e produtos advindos da atividade...

Descrição

Palavras-chave

Education, Educação, Ciencia e tecnologia, Medicamentos

Como citar

PEDRANCINI, Vanessa Daiana. Percepção pública da ciência e da tecnologia dos medicamentos: subsídios para o ensino de ciências. 2015. 313 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.