Educação física escolar e a ideologia dominante: por uma cultura corporal para além das produções e reproduções do capital
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2015Type

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O presente trabalho tem o intuito de analisar a Educação Física Escolar sua constituição histórica positivista e sua contemporaneidade, refletimos acerca dos trabalhos de Althusser, Bourdieu, Gramsci, Foucault, Bracht, Castellani, Taffarel, Marx, entre outros, analisamos o Currículo do Estado de São Paulo, seu engendramento com a hegemonia ideológica que atua em nossa sociedade através de ações educativas e as produções e reproduções em prol da manutenção da sociedade capitalista, incorporando nos sujeitos a competição exacerbada, consumismo, machismo, padrões corpóreos, etnocentrismo e alienação. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e análise documental, visamos com este trabalho ampliar o debate sobre a temática em questão, buscando um movimento reflexivo e crítico sobre a Educação Física Escolar, com intuito de romper com as amarras ideológicas
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