As mulheres jornalistas retratadas pelo cinema: uma análise dos aspectos discursivos

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Data

2012-11

Autores

Moschin, Isabela Zamboni [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como as mulheres jornalistas são retratadas pelo cinema europeu e norte-americano. A sétima arte constrói estereótipos e apresenta as jornalistas como mulheres que não medem esforços para atingir seus objetivos, ultrapassando até mesmo os limites éticos da profissão. Para comprovar essa tese, serão analisados quatro filmes: Ausência de Malícia (1981), Tudo Vai Bem (1972), Um Sonho Sem Limites (1995) e O Diabo Veste Prada (2006). Esses longas-metragens serão analisados com base na teoria semiótica greimasiana e na análise do discurso. Também serão observados os estudos dialógicos e polifônicos bakhtinianos, bem como a noção de intertextualidade, no sentido de se observar a incorporação de um elemento discursivo a outro, reconhecido à medida que o autor constrói a sua obra relacionando-a textos, imagens ou sons de obras de outros autores. Também serão utilizados estudos da linguagem cinematográfica para exemplificar os discursos difundidos pelos diretores de cada filme

Descrição

Palavras-chave

Cinema e mulheres, Mulheres jornalistas, Análise do discurso, Semiotica, Intertextualidade, Jornalistas

Como citar

MOSCHIN, Isabela Zamboni. As mulheres jornalistas retratadas pelo cinema: uma análise dos aspectos discursivos. 2012. 114 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.