Crianças digitais: um estudo sobre a influência do marketing no comportamento de consumo infantil

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Data

2017-03-03

Autores

Martha, Caroline Miranda [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The general objective of this project is to understand and discuss the influence of marketing on child consumer behavior and the role of the internet in this context. Specifically, its intendes to understand the consumption behavior of the children's audience and the marketing action in this segment of the market; Discussing the role of the internet in marketing actions with focus on the children's audience; Analyze the presence of these actions and influence on the responses of the children found on the online video sharing platform YouTube. It is believed that, based on these objectives, it was possible to reflect on the role of public relations in the context of consumer marketing aimed at children in the virtual scenario. It presents the understanding of consumer behavior with the main marketing concepts and an overview of the current digital context. The study considers the importance of the internet as a communication medium and an environment conducive to direct marketing actions, also considering a specific age group of the children's audience inserted in this medium. The object of study was chosen given the need for a more detailed perception about the action of the child consumer on the Internet, and how the marketing can be done assertively by the organizations. Combining the information obtained with the public relations professional's work, filling the perceived gap in the relationship building process with the children's public, so as to assert the use of communication and relationship management strategies, so that the Public relations is able to find the balance between the interests of the institution and its consumers, thus making possible the awareness of the need of this professional to achieve mutually beneficial exchanges that satisfy both the organizations and the public
O objetivo geral deste trabalho é entender e discutir a influência do marketing sobre o comportamento do consumidor infantil e o papel da internet nesse contexto. Especificamente pretende-se compreender o comportamento de consumo do público infantil e a ação do marketing nesse segmento de mercado; discutir o papel da internet nas próprias ações de marketing com enfoque no público infantil; analisar a presença dessas ações e a influência sobre as respostas das crianças encontradas na plataforma de compartilhamento de vídeos online Youtube. Acredita-se que, a partir desses objetivos alcançados, foi possível refletir sobre o papel do relações-públicas no contexto do marketing de consumo voltado ao público infantil no cenário virtual. Apresenta-se o entendimento do comportamento do consumidor com as principais conceituações de marketing e um panorama geral do contexto digital atual. O estudo considera a importância da internet como meio comunicacional e ambiente propício para ações diretas de marketing, considerando também uma faixa etária específica do público infantil inserido neste meio. A escolha do objeto de estudo se deu visto a necessidade de uma percepção mais detalhada sobre a ação do consumidor infantil na internet, e como o marketing pode ser feito de modo assertivo por parte das organizações. Unindo as informações obtidas à atuação do profissional de relações públicas, no preenchimento da lacuna percebida no processo de construção de relacionamento com o público infantil, de forma com que se faça o uso assertivo de estratégias de gestão da comunicação e do relacionamento, para que o relações-públicas seja capaz de encontrar o equilibro entre os interesses da instituição e de seus consumidores, possibilitando assim a consciência da necessidade desse profissional para se atingir trocas mutuamente benéficas, que satisfaçam tanto as organização, quanto o público infantil

Descrição

Palavras-chave

Comportamento do consumidor, Crianças como consumidoras, Marketing, Relações publicas, Internet

Como citar

MARTHA, Caroline Miranda. Crianças digitais: um estudo sobre a influência do marketing no comportamento de consumo infantil. 2017. 92. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.