Jornalismo econômico em cenário de crise: o consumidor nas notícias dos portais Exame e G1

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Data

2017-03-08

Autores

Silva, Gabriele Rodrigues Alves da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The study aims to show how the economic news published in a period of economic and political crisis keeps the consumer and citizen in a distant relationship between his daily live and the economic context of the country. Based on the analysis and comparison of articles from the Economy section of G1 and Exame portals, between 11 April 2016 and 11 May 2016, a period of economic and political crisis that culminated in the impeachment of president Dilma Rousseff it aims to explain and to characterize how the economic journalism of services situates the consumer citizen in margin of a crisis scenario and centralizes institutions and financial market as objects of journalistic concern. 20 articles that were selected from the period in question for this study were analyzed and compared, based on the methodology of Laurence Bardin (2009). The study was also based on descriptive, explanatory and bibliographical research that looks at reality from the news, detailing its features and committed to offer other typical features of the media to insert the reader in context of the crisis that the country was going through in the period studied
estudo proposto evidencia como as notícias de economia divulgadas em um período de crise econômica e também política ainda distanciam o cidadão consumidor da relação entre seu cotidiano e o contexto econômico atual. A partir da análise e comparação das notícias divulgadas pela sessão Economia dos portais G1 e Exame, entre 11 de abril de 2016 e 11 maio de 2016, período de intensificação da crise que culminou, inclusive, no impeachment da presidente Dilma Rousseff, pretende-se entender e caracterizar como o Jornalismo Econômico de serviços põe à margem o cidadão consumidor em um cenário de crise e centraliza instituições e o próprio mercado financeiro como objetos de preocupação jornalística. Foram analisadas e comparadas 20 reportagens do período em questão, cuja metodologia utilizada equivale-se à análise de conteúdo de Laurence Bardin (2009). O estudo se fundamenta ainda em uma pesquisa descritiva, explicativa e bibliográfica que observa a realidade a partir das notícias, detalha suas características e se compromete em propor outros recursos para inserir o leitor consumidor no contexto da crise pelo qual passou o país no período estudado

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo, Consumidores, Comunicação de massa, Communication

Como citar

SILVA, Gabriele Rodrigues Alves da. Jornalismo econômico em cenário de crise: o consumidor nas notícias dos portais Exame e G1. 2017. 114 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.