Dilma bolada e o segundo turno da campanha de reeleição: identidade e ressignificação

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Data

2017-03-03

Autores

Castro, Melanie Beatriz de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In a world where very little is done in separation from the influence and judgment of social networks, the Internet becomes an important stage for the political game. Dilma Rousseff's re-election campaign in 2014 was no different. All the more in light of the dissatisfaction shown by young voters in extensive protests the year before. In this scenario, the Facebook page Dilma Bolada, which intends to create a casual and relaxed portrait of Dilma Rousseff through her protagonist character, gains strength. Through humor, the page managed to significantly influence the image that its followers have of the real Dilma and even, potentially, change their vote. Such influence can be attributed to a construction of a discursive ethos that mixes the broadly portrayed characteristics of the president and others that directly break the expectations created by the first ones
Num mundo em que a influência das redes sociais é cada vez mais evidente, interferindo nos julgamentos sociais, a Internet se torna palco importante do jogo político. A campanha de reeleição de Dilma Rousseff em 2014 não foi diferente, ainda mais frente à insatisfação da juventude demonstrada em amplos protestos no ano anterior. Neste cenário, a página do Facebook Dilma Bolada, que propõe fazer um retrato casual e descontraído de Dilma Rousseff através de sua personagem-protagonista, ganha força. Por meio de seu humor, a página conseguiu influir significativamente na imagem que seus seguidores fazem da Dilma real e, inclusive, potencialmente em suas intenções de voto. Tal influência pode ser atribuída à construção de um ethos discursivo que junta características amplamente retratadas da presidenta e outras que quebram diretamente as expectativas criadas pelas primeiras

Descrição

Palavras-chave

Redes sociais on-line, Humorismo brasileiro, Eleições - Brasil, Campanha eleitoral, Elections - Brazil

Como citar

CASTRO, Melanie Beatriz de. Dilma bolada e o segundo turno da campanha de reeleição: identidade e ressignificação. 2017. 64 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.