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Quando os quadrinhos viram história: uma análise das charges de Henfil e o contexto da educação no regime militar brasileiro

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Data

Orientador

Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Since ancient times, human beings have produced sketches on daily lives and sought to express view of the world using design and art. These graphic representations, since their advents to date, have provided a valuable collection for the analysis and understanding of specific historical contexts. This study aims to analyze aspects of the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985) focusing on its consequences to education, particularly education of the common people of Brazil. To conduct such investigation and identify characteristics and to make considerations on the aspects mentioned, Henrique de Souza Filho or, as he is know, Henfil's humorous cartoons, produced from the 1967 to 1988, were selected, lampooning the guidelines adopted by the authoritarian government and showing its impact on Brazilian society with a strong critical content. Therefore, this is a qualitative research which makes use of speech analysis as a methodology for the interpretation of the cartoons, as well as a bibliographic survey to do deep into the proposed theme. It is expected, with this research, to enrich the study of education in historical periods using cartoons as a tool

Resumo (português)

Desde tempos remotos, os seres humanos produziram esboços de seu cotidiano e procuraram manifestar sua visão de mundo utilizando o desenho e a arte. Essas representações gráficas, desde seu advento até os dias atuais, fornecem um valioso acervo para a análise e compreensão de contextos históricos específicos. O presente estudo pretende analisar aspectos do Regime Militar Brasileiro (1964-1985) com enfoque em suas consequências na educação, sobretudo na educação das camadas populares do país. Para direcionar tal investigação, bem como identificar características e tecer considerações acerca dos aspectos mencionados, foram selecionadas charges de humor do cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, produzidas no período de 1967 a 1988, que satirizam as diretrizes adotadas pelo governo autoritário e evidenciam, com forte teor crítico, os impactos deste na sociedade brasileira durante sua vigência. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa que faz uso da análise de discurso como metodologia de interpretação das charges, bem como o levantamento bibliográfico para aprofundamento no tema proposto. Espera-se com essa pesquisa, enriquecer o estudo sobre os rumos da educação em períodos históricos utilizando como ferramenta as charges de humor

Descrição

Palavras-chave

Educação - Historia, Perseguição politica, Controle social, Education

Idioma

Português

Citação

CARVALHO, Mariana Virgínia Moretti. Quando os quadrinhos viram história: uma análise das charges de Henfil e o contexto da educação no regime militar brasileiro. 2016. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.

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