Planejamento sistemático de conservação no contexto do projeto BIOTA/FAPESP

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Lauretto, Lucas de Toledo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A exploração de recursos naturais tem gerado grandes ameaças às espécies e habitat de forma alarmante em todo o mundo. No Brasil, os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica foram os que sofreram os maiores impactos negativos, principalmente com a conversão de suas áreas naturais em áreas para agricultura, pastagens e expansão urbana, o que tem levado a extinção de diversas espécies endêmicas. Abrigando ambos os biomas, o estado de São Paulo é o mais populoso e economicamente desenvolvido do país, e com o contínuo avanço de atividades como a cultura de canade-açúcar nos próximos anos, é necessário o desenvolvimento e aprimoramento de planejamentos de conservação compreensivos e eficientes para garantir a conservação das espécies desse estado. Com esse intuito, o projeto BIOTA/FAPESP realizou diversos levantamentos biológicos, gerou diversos avanços ao produzir mapas de áreas prioritárias para conservação e incremento de conectividade, sendo diretamente responsável pela criação de duas unidades de proteção integral. Quase uma década após o fim do projeto, este estudo vem como forma de revisão de seus resultados, utilizando Planejamento Sistemático de Conservação, através do software MARXAN, como metodologia alternativa às previamente utilizadas para estipular áreas prioritárias para conservação. O presente estudo encontrou diversas similaridades entre os resultados obtidos e os mapas síntese presentes no livro de Diretrizes para conservação e restauração da biodiversidade do estado de São Paulo, elaborado pelo BIOTA/FAPESP. Ao fim, recomenda-se a criação de 10 novas unidades de conservação e incremento da área de cinco unidades já estabelecidas

Descrição

Palavras-chave

Ecologia vegetal, Conservação da natureza, Conservação biológica, Ecossistemas, Unidades de conservação, Biodiversidade - Conservação, Cerrados, Mata Atlântica, São Paulo (Estado)

Como citar

LAURETTO, Lucas de Toledo. Planejamento sistemático de conservação no contexto do projeto BIOTA/FAPESP. 2017. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.