Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-07-12

Autores

Dias, Milena Silveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As escolas necessitam de preparo para receber qualquer tipo de aluno com necessidades especiais. Neste aspecto, o profissional de educação física (EF) exerce influências fundamentais no desenvolvimento motor, cognitivo e social deste estudante, além de influenciar suas crenças e atitudes. Pensando nesta problemática, este estudo tem como objetivo avaliar a influência que a experiência na disciplina de educação física adaptada (EFA) exerce nas atitudes sobre educação inclusiva durante a formação de profissionais de EF. Para isso, foram aplicados testes em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro, nos momentos antes e após cursarem a disciplina de EFA. Utilizamos um questionário no início do semestre, momento pré-teste aos alunos do 1º e 2º ano (n=91); e no momento pós-teste avaliamos os alunos do 3º e 4º ano (n=79) que já passaram pela experiência na disciplina. O efeito da experiência nas atitudes dos alunos foi pressuposto ocorrer após os mesmos terem cursado a disciplina de EFA, obrigatória para todos os graduandos em EF pela UNESP/Rio Claro. A avaliação inclui o questionário de Block (1995) adaptado por Palla (2001) e revisado por MauerbergdeCastro et al. (2013; nova versão em 2016). De modo geral, nesse estudo os alunos apresentam atitudes favoráveis ao ensino inclusivo, porém os alunos que já cursaram a disciplina EFA apresentam respostas mais consistentes quanto comparadas com aquelas dos alunos que não cursaram a disciplina EFA

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Educação física para deficientes, Educação inclusiva, Educação física - Estudo e ensino

Como citar

DIAS, Milena Silveira. Competências e expectativas quanto ao ensino inclusivo na área de educação física adaptada: um estudo sobre as atitudes de alunos de educação física. 2017. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.