Conectando fragmentos: da fragmentação sócio-espacial à intervenção urbanística em Presidente Prudente - SP

Imagem de Miniatura

Data

2017-03-14

Autores

Stoian, Victor Chirillo de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Presidente Prudente apresentou profundas mudanças em sua evolução e estruturação urbana, a partir dos anos de 1970. O inicio da implantação dos conjuntos habitacionais populares, o surgimento do primeiro loteamento fechado destinado a segmentos de alta renda e também a maior intensidade na expansão do tecido urbano resultaram em processos e áreas de forte segregação e fragmentação sócio-espacial. Esse modelo de ocupação permanece até os dias atuais, com a implantação dos novos conjuntos habitacionais através do programa Minha Casa Minha Vida, além da expansão do número de loteamentos fechados, para diferentes segmentos de renda. Os empreendimentos imobiliários citados são marcados por uma forte homogeneidade social e paisagística, a qual influencia na apreensão dos citadinos em relação ao fato urbano, e por fim, diminuem a possibilidade de encontros mais heterogêneos. Este trabalho propõe a elaboração de um Plano Geral de Intervenções Urbanas e um Projeto de Intervenção em um determinado setor da cidade de Presidente Prudente, com objetivo de atenuar ou reverter o processo de fragmentação sócio-espacial a partir da intensificação ou criação de fluxos em direção aos espaços e equipamentos públicos, utilizando-os como elementos de integração entre citadinos de diferentes segmentos sociais. Considerando essas premissas o plano e o projeto procuram gerar uma integração através da criação de novos espaços públicos e fortalecimento dos existentes, utilizando como principais ferramentas a acessibilidade e a maior qualificação do desenho urbano, buscando criar ou aumentar o nível de centralidade de espaços selecionados a partir de ampla pesquisa prévia

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Intervenção humanitária, Espaço (Arquitetura), Cidades e vilas - Presidente Prudente (SP), Conjuntos habitacionais - Presidente Prudente (SP)

Como citar

STOIAN, Victor Chirillo de Oliveira. Conectando fragmentos: da fragmentação sócio-espacial à intervenção urbanística em Presidente Prudente - SP. 2017. 1 CD-ROM. , 2017.