Sistematização de treinos voltados para o tênis de campo dentro da abordagem da pedagogia do esporte
Author
Date
2017Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Integrar os elementos técnico e tático é um dos desafios das abordagens atuais da Pedagogia do Esporte. No Tênis de Campo não é diferente e a modalidade ainda carece de planejamentos desse processo. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi organizar um planejamento de treinos para o Tênis de Campo - integrando os elementos tático e técnico - para tenistas jovens de idade entre 12 e 16 anos, com experiência na modalidade, de forma a subsidiar treinadores e professores. Para o desenvolvimento do processo de planejamento, este trabalho foi estruturado em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada uma revisão de literatura sobre: (a) Abordagens tradicionais de ensino; (b) Abordagens atuais da Pedagogia do Esporte voltados ao Tênis de Campo; (c) Conteúdos de treinamento. O último capítulo (c) foi subdividido ainda em dois tópicos: (1) Tática e (2) Técnica, este último com um sub tópico intitulado Relação entre habilidade técnica e técnica esportiva. Por último, na segunda etapa, foi feito o planejamento e organização dos planos de treino para o Tênis de Campo, organizado em um capítulo com dois tópicos: (a) O processo de planejamento dos treinos; (b) Elaboração dos planos de treino. Ao final deste trabalho, observou-se que o processo de planejamento demanda um trabalho árduo e demorado, porém com resultados eficazes, objetivos bem delineados e metodologias adequadas. Espera-se que os treinos aqui elaborados possam contribuir para a construção de novos treinos e novas investigações na área
How to cite this document
Language
Collections
