[Às] margens da praça cívica: um espaço de possibilidades em São José do Rio Preto - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-20

Autores

Faria, Laura de Araújo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho compreende a área do complexo ferroviário da cidade de São José do Rio Preto - SP, em especial a Praça Jornalista Leonard o Gomes, conhecida como Praça Cívica, local que corresponde ao eixo inicial desta cidade do noroeste paulista, de modo a considerar os novos usos que são dados ao local e seus arredores. Ao estudar a cidade e a área da linha férrea Araraquarense em sua parte central, analisou-se a conformaçã o urbana desde a sua origem, percorrendo por sua consolidação até os dias atuais. Neste sentido, procurou-se refletir sobre os problemas citadinos que foram possibilitados pelo olhar sobre esses espaços significativos e emblemáticos. O estudo é composto pela busca e análise de uma área urbana deteriora da junto a antigas estruturas abandonadas ou ocupadas por usos marginais. A partir do recorted e um espaço público localiza do no cerne da cidade e adjacente à linha férrea, o qual sofreu várias intervenções ao longo do Último século, e que, hoje, se depara com a polêmica de sua destruição : a Praça Cívica e seu entorno imediato. Assim, através de suas relações sócioespaciais e de seu contexto histórico. Vislumbraram-se novos imaginários urbanos que confluíram em um projeto final

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura, Terminais (Transportes), Ferrovias - São Jose do Rio Preto (SP), Praças - São Jose do Rio Preto (SP), Parques urbanos - São Jose do Rio Preto (SP)

Como citar

FARIA, Laura de Araújo. [Às] margens da praça cívica: um espaço de possibilidades em São José do Rio Preto - SP. . 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, .