O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano

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Data

2017

Autores

Bortolotti, Jonas [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar teses e dissertações sobre educação ambiental que se voltam para o tema biodiversidade no Ensino Fundamental II. Após realizar uma reflexão sobre o conceito de biodiversidade e como ele se constituiu historicamente, focalizamos a importância de ações pedagógicas em torno dessa discussão e como, a partir disso, considera-se necessário estabelecer uma educação que seja ambientalmente crítica. Após essas primeiras reflexões, apresentamos o resultado da análise do corpus documental selecionado, para, a partir de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e como estado da arte, elucidar como tem sido tratada a temática da biodiversidade no Ensino Fundamental II no contexto da pesquisa acadêmica em Educação Ambiental. O estudo indica que o debate sobre a biodiversidade precisa ser ampliado e as propostas didáticas para uma EA crítica precisam ultrapassar a simples transmissão e apreensão de conteúdos pelos alunos para propor discussões sobre valores, tão caros à discussão sobre a importância da biodiversidade, assim como desenvolver a criticidade para ações conscientes e transformadoras

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Biodiversidade, Ensino fundamental, Teses

Como citar

BORTOLOTTI, Jonas. O tema biodiversidade em teses e dissertações de Educação Ambiental no ensino fundamental de 6. a 9. ano. 2017. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.