Áreas verdes urbanas e estudantes do ensino médio: sentidos construídos em atividades de educação ambiental
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Data
2017
Autores
Tavares, Marília Manuppella [UNESP]
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
A pesquisa teve como objetivo explorar o processo de construção de sentidos relacionados à áreas verdes de ambientes urbanos a partir de atividades de educação ambiental com estudantes do ensino médio no ambiente escolar e no parque municipal de Rio Claro/SP, Lago Azul. Partindo da análise do histórico da relação problemática do ser humano da civilização ocidental e natureza, abordamos o processo histórico de urbanização e as consequentes condições de insalubridade do ambiente urbano, considerando a importância de áreas verdes presentes nesses ambientes, como praças e parques, que proporcionam serviços ambientais como regulação da umidade e temperatura, manutenção de permeabilidade, fertilidade e umidade do solo, proteção contra erosão e amortecimento barulhos e ruídos. O processo de produção, análise e interpretação dos dados foi orientado pela abordagem qualitativa e perspectiva histórico-cultural. Do processo de sistematização, análise e interpretação dos dados, emergiram quatro indicadores temáticos (funções estéticas e sociais de áreas verdes; áreas verdes como mitigadoras de problemas ambientais; urbanização versos natureza e efeitos da urbanização na qualidade de vida da população)
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Área verde urbana, Estudantes, Ensino médio, Ecologia humana, Urbanização, Rio Claro (SP)
Como citar
TAVARES, Marília Manuppella. Áreas verdes urbanas e estudantes do ensino médio: sentidos construídos em atividades de educação ambiental. 2017. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.