Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Áreas verdes urbanas e estudantes do ensino médio: sentidos construídos em atividades de educação ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Carvalho, Luiz Marcelo de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A pesquisa teve como objetivo explorar o processo de construção de sentidos relacionados à áreas verdes de ambientes urbanos a partir de atividades de educação ambiental com estudantes do ensino médio no ambiente escolar e no parque municipal de Rio Claro/SP, Lago Azul. Partindo da análise do histórico da relação problemática do ser humano da civilização ocidental e natureza, abordamos o processo histórico de urbanização e as consequentes condições de insalubridade do ambiente urbano, considerando a importância de áreas verdes presentes nesses ambientes, como praças e parques, que proporcionam serviços ambientais como regulação da umidade e temperatura, manutenção de permeabilidade, fertilidade e umidade do solo, proteção contra erosão e amortecimento barulhos e ruídos. O processo de produção, análise e interpretação dos dados foi orientado pela abordagem qualitativa e perspectiva histórico-cultural. Do processo de sistematização, análise e interpretação dos dados, emergiram quatro indicadores temáticos (funções estéticas e sociais de áreas verdes; áreas verdes como mitigadoras de problemas ambientais; urbanização versos natureza e efeitos da urbanização na qualidade de vida da população)

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Área verde urbana, Estudantes, Ensino médio, Ecologia humana, Urbanização, Rio Claro (SP)

Idioma

Português

Citação

TAVARES, Marília Manuppella. Áreas verdes urbanas e estudantes do ensino médio: sentidos construídos em atividades de educação ambiental. 2017. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação