A influência do vídeo game em jogos que utilizam o sensor de movimento nos valores glicêmicos em adultos e idosos

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Data

2017-12-20

Autores

Cezar, Letícia Lopes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Aging is a gradual process that has as main consequence the loss of the functional capacity of the individual, which increases after 60 years of age. Along with aging comes some diseases such as diabetes mellitus which is characterized as a metabolic disorder that results in a high rate of blood glucose, and regular exercise plays a key role in treating this disease. The aim of this study was to compare whether an acute video game session using the Kinect motion sensor would have the same benefits or close benefits when compared to an acute walking session in relation to the glycemic levels of adults and elderly diabetics. Thirty individuals were divided into adults and elderly diabetics (n = 10), non-diabetic adults (n = 8) and healthy young adults (n = 12). Blood glucose levels were collected before and after the walking intervention and before and after the video game intervention. There was a decrease in blood glucose in the walk for all groups, but only the groups that presented significance were the diabetic group (p <0,036) and the young group (p <0,018). For Kinect, there was a reduction of the glycemic level in two groups, but only the group of non-diabetic adults and elderly who obtained significant values (p <0,034)... (Complete abstract electronic access below)
O envelhecimento é um processo gradativo que tem como principal consequência a perda da capacidade funcional do indivíduo, a qual tem seu aumento após os 60 anos de idade. Junto do envelhecimento vem algumas doenças, como o diabetes mellitus que é caracterizado como um distúrbio metabólico que tem como resultado uma alta taxa de glicose no sangue, e o exercício físico regular tem papel fundamental sobre o tratamento desta doença. O objetivo deste trabalho foi comparar se uma sessão aguda de vídeo game utilizando o sensor de movimento Kinect teria os mesmos benefícios ou benefícios próximos quando comparados com uma sessão aguda de caminhada em relação aos níveis glicêmicos de adultos e idosos diabéticos. Participaram deste estudo 30 indivíduos, os quais foram divididos em adultos e idosos diabéticos (n=10), adultos e idosos não diabéticos (n=8) e jovens saudáveis (n=12). Foram coletadas a glicemia pré e pós a intervenção da caminhada e pré e pós a intervenção do vídeo game. Houve diminuição da glicemia na caminhada para todos os grupos, mas apenas os grupos que apresentaram significância foram o grupo diabético (p<0,036) e o grupo jovem (p<0,018). Para o Kinect houve redução do nível glicêmico em dois grupos, mas só o grupo de adultos e idosos não diabéticos que obteve valores significativos (p<0,034)... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Exercícios físicos, Doenças cronicas, Diabetes mellitus, Video games

Como citar

CEZAR, Letícia Lopes. A influência do vídeo game em jogos que utilizam o sensor de movimento nos valores glicêmicos em adultos e idosos. 2017. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.