Interação e relacionamento dos jovens em tempos de cultura da conexão

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Data

2018-08-29

Autores

Pereira, Phillipe Halley Martins

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O progresso tecnológico dos meios de comunicação, plataformas de acesso e propagação da informação orientou o mundo a uma renovada experiência relacional com a publicidade e as diferentes manifestações artísticas e culturais. Essa direção comum de contato remete a uma sociedade que convive, participa e atua a partir de uma convergência de inter-relações midiáticas, culturais e de consumo de informação. A cada passo da evolução econômico-social, busca-se à ampliação do acesso e a participação de mais pessoas nas tecnologias midiáticas e desencadeia com isso significativas transformações nos cenários culturais, artísticos e da comunicação como um todo. Essa transformação de cultura moldada pelas mídias e seu conteúdo propagável, criado, recriado e promovido pelos usuários, molda a lógica midiática, com o intuito de promover maior participação popular. Essa tese é apresentada por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford como “Cultura da Conexão”. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações provenientes dessa Cultura da Conexão, suas representações, construções simbólicas e consequências no convívio coletivo do jovem curitibano. Neste estudo, os objetivos específicos abordaram as influências que o ciberespaço e suas possibilidades de interatividade ocasionam na vida de jovens curitibanos, estes com faixa etária de 18 a 24 anos, essencialmente no que compete seu consumo e comportamento midiático no ambiente virtual. Como resultado, observou-se a consequência da relação multiconectada desses jovens, fruto da Cultura da Conexão, com a atualização do termo interagente, para multiagente. Proposto pelo autor do presente trabalho, termo corroborado pelas entrevistas realizadas com os especialistas, bem como pelo questionário compartilhado com jovens curitibanos. A partir da análise do conteúdo das entrevistas, da tabulação e tratamento dos dados, foi possível traçar um perfil desse jovem nas mídias digitais, seu consumo e criação de conteúdo, tempo dedicado às redes sociais, necessidade de manter-se atualizado e de comunicar-se instantaneamente.
The technological progress of the media, platforms for access and propagation of information guided the world to a renewed relational experience with advertising and the different artistic and cultural manifestations. This common direction of contact refers to a society that coexists, participates and acts from a convergence of media, cultural and information consumption interrelations. At every step of the socio-economic evolution, we seek to increase access and participation of more people in the media technologies and thereby trigger significant transformations in cultural, artistic and communication scenarios as a whole. This transformation of culture shaped by the media and its propagable content, created, recreated and promoted by users, shapes the media logic, with the aim of promoting greater popular participation. This thesis is presented by Henry Jenkins, Joshua Green and Sam Ford as "Connection Culture". The present study had as objective to analyze the relations coming from this Connection Culture, its representations, symbolic constructions and consequences in the collective conviviality of young people of Curitiba. In this study, the specific objectives addressed the influences that cyberspace and its possibilities of interactivity cause in the life of young people from Curitiba, who are aged between 18 and 24 years, essentially in what competes their consumption and media behavior in the virtual environment. As a result, we observed the consequence of the multiconnected relationship of these young people, as a result of Connection Culture, with the update of the term interacting agent for multiagent. Proposed by the author of the present study, term corroborated by the interviews conducted with the specialists, as well as by the questionnaire shared with young people from Curitiba. From the analysis of the content of the interviews, tabulation and data treatment, it was possible to trace a profile of this young person in digital media, their consumption and content creation, time dedicated to social networks, need to keep up to date and communicate, instantly

Descrição

Palavras-chave

Jovens, Cibercultura, Ciberespaço, Mídias digitais, Cultura da conexão, Youth, Connection culture, Cyberculture, Cyberspace, Digital media

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