Publicação: O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
ABSTRACT Depression is prevalent in university students, and there is a gap in relation to studies about social skills associated to depression. The objective of this study was to compare the social skills and the perceptions of consequences in interactions of students with depression (n=64), compared to a non-clinical group (n=64), and verify the predictive value of social skills. Social skills and mental health were measured by validated instruments. Significant differences in communication, affection, expressing negative feelings, dealing with criticism and public speaking were found. The group with depression reported more negative consequences and feelings in social interactions. Regression analysis identified that a deficient repertoire of social skills was predictor of depression, what suggests the relevance of prevention and intervention programs for this population.
Resumo (português)
RESUMO A depressão é prevalente em universitários, embora se verifique escassez de estudos sobre habilidades sociais associadas à depressão. Objetivou-se comparar as habilidades sociais e as percepções de consequências nas interações de universitários com depressão (n=64) em relação a um grupo não clínico (n=64); e verificar o valor preditivo das habilidades sociais. Habilidades sociais e saúde mental foram mensuradas por instrumentos aferidos. Constatou-se diferenças significativas em comunicação, afeto, expressar sentimentos negativos, lidar com críticas e falar em público. O grupo com depressão relatou mais consequências e sentimentos negativos nas interações sociais. Na análise de regressão identificou-se que um repertório deficitário de habilidades sociais foi preditor de depressão, o que sugere a relevância de programas de prevenção e intervenção para essa população.
Descrição
Palavras-chave
social skills, university students, mental health, depression, prevention, habilidades sociais, universitários, saúde mental, depressão, prevenção
Idioma
Português
Como citar
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 32, n. 4, p. -, 2016.