Vectoelectronystagmography in children with dyslexia and learning disorder

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Data

2018-08-01

Autores

Leite, Ana Carla Romero
Stenico, Mariana Banzato
Oliveira, Letícia Sampaio De
Franco, Eloisa Sartori
Capellini, Simone Aparecida
Frizzo, Ana Claudia Figueiredo

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Editor

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial

Resumo

ABSTRACTObjective: to describe and compare the results of ocular (saccadic, screening, and optokinetic) tests of vectoelectronystagmography among the groups with dyslexia, learning disorder and control.Methods: 28 male and female students aged 8 to 11 years participated in this study. They were divided into three groups: Group I, 10 students with dyslexia, Group II, 9 students with learning disorders and Group III, 9 students with no learning disorders. In this research, digital vectoelectronystagmography - ocular test - was performed.Results: saccadic movement, optokinetic nystagmus, and pendular tracking tests were found to show subtle differences among the three groups. Comparing the saccadic eye movements and the optokinetic nystagmus tests, it was observed that the movement in the left eye was slower for Group I, and even slower for Group II. It was also observed that GI and GII were slower for the pendular tracking of luminous stimulus in relation to the control group.Conclusion: in general, there are differences among the groups in the vectoelectronystagmography, which indicated slower tracking and vestibulo-ocular reflex in children with dyslexia and learning disorders.
RESUMOObjetivo: descrever e comparar os resultados das provas oculares (sacádicos, rastreio, e optocinético) da vectoeletronistagmografia entre os grupos com dislexia, transtorno de aprendizagem e controle.Métodos: participaram deste estudo 28 estudantes do sexo masculino e feminino, com idade entre 8 e 11 anos. Foram divididos em três grupos, sendo Grupo I: Dez escolares com Dislexia, Grupo II: Nove escolares com Transtornos de Aprendizagem e Grupo III: Nove escolares sem dificuldades de aprendizagem. Nesta pesquisa foi realizada avaliação da vectoeletronistagmografia digital: provas oculares (sacádicos, rastreio, e optocinético).Resultados: verificou-se que as provas de movimento sacádico, nistagmo optocinético e rastreio pendular mostraram diferenças sutis entre os três grupos. Na comparação das provas de movimentos sacádicos dos olhos e pesquisa do nistagmo optocinético foi observada que a velocidade do movimento do olho esquerdo que se mostrou mais lento para o Grupo I, e ainda mais lentos para o Grupo II. Foi observado também que os grupos GI e GII foram mais lentos para o rastreio em pêndulo do estímulo luminoso em relação ao grupo controle.Conclusão: de modo geral, foi observada diferença entre os grupos para a medida da vectoeletronistagmografia, que indicam rastreios e reflexo vestibular-ocular mais lentos nas crianças com dislexia e transtornos de aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Vestibular Diseases, Dyslexia, Learning Disorder, Doenças Vestibulares, Dislexia, Transtornos de Aprendizagem

Como citar

Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 20, n. 4, p. 442-449, 2018.

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