O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06-01

Autores

Barros, Ricardo Abdalla
Azevedo, Maria Antonia Ramos De

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Resumo

Abstract: This study aimed to enhance reflections about the teaching of Portuguese language and literature newly qualified teachers who work with São Paulo Faz Escola Program. We conducted a qualitative research through a case study by means of analysis of documents, interviews and follow-up of these teachers. The data showed the feeling that the authorship and the autonomy of professional intervention were taken of these teachers. Besides, we observed the pressure suffered by teachers so that students have good grades in merely quantitative assessments, completely disregarding all they lived along the school year.
Resumo: Este trabalho procurou potencializar reflexões acerca do trabalho docente de professores iniciantes da área de Língua Portuguesa e Literatura que atuam no contexto do Programa São Paulo faz escola. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual se inseriram: análise documental, entrevistas e acompanhamento desses docentes. É visível nos dados analisados o sentimento de que foi retirado desses professores a autoria e a autonomia de intervenção profissional. Além disso, observamos a pressão que os docentes sofrem para que os alunos, nas avaliações meramente quantitativas da aprendizagem, apresentem notas altas, desconsiderando por completo o processo vivido no decorrer do ano letivo.

Descrição

Palavras-chave

Teaching Work, Curriculum Proposal of São Paulo State, Portuguese Language and Literature Teaching, Newly Qualified Teachers, Trabalho Docente, Currículo do Estado de São Paulo, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Professores Iniciantes

Como citar

Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 41, n. 2, p. 359-381, 2016.

Coleções