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Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública

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Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Tipo

Artigo

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Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Abstract: This article aims to systematize some elements for the analysis of full-time and integral education policies considering the public policy cycle. The public policy cycle is composed of the following phases: agenda, formulation, implementation and evaluation. Through a theoretical essay, based on the bibliography of the public policy area and the theoretical and empirical accumulation about the subject, the present study shows how full-time and integral education policies are currently on the Brazilian political-educational agenda and how they have been formulated, implemented and evaluated. It points out the relevance of constructing analytical tools and methodologies that better capture the needs of the area.

Resumo (português)

Resumo: O presente artigo tem como objetivo sistematizar alguns elementos para a análise das políticas de educação integral em tempo integral considerando o ciclo da política pública. O ciclo de uma política pública é composto pelas seguintes fases: agenda, formulação, implementação e avaliação. Por meio de um ensaio teórico, embasado na bibliografia da área de políticas públicas e no acúmulo teórico e empírico acerca da temática, o presente estudo mostra como as políticas de educação integral em tempo integral apresentam-se atualmente na agenda político-educacional brasileira e como vêm sendo formuladas, implementadas e avaliadas. Aponta a relevância de se construir instrumentos e metodologias de análise que melhor captem as necessidades da área.

Descrição

Palavras-chave

Full-time Education, Educational Policy, Public Policy Cycle, Educação em Tempo Integral, Política Educacional, Ciclo de Políticas Públicas

Idioma

Português

Citação

Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 43, n. 2, p. 415-434, 2018.

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