CONCEPTIONS: INCLUSIVE EDUCATION AND SPECIAL EDUCATION

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2016-08-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Wiley-Blackwell

Resumo

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, campus de Marilialia, Brasil, oferta aos estudantes, no segundo semestre do 4 degrees ano, aprofundamentos em areas como EducacAo Infantil, EducacAo Especial e GestAo em EducacAo. Para verificar se ha relacAo entre a opcAo pelo aprofundamento em EducacAo Especial e a concepcAo acerca de EducacAo Inclusiva e Especial, teve-se por objetivo identificar as concepcoes dos estudantes do 4 degrees ano de Pedagogia sobre EducacAo Inclusiva e Especial, apos a opcAo pelo aprofundamento, porem antes do inicio do aprofundamento. Participaram 60 estudantes. Utilizou-se a Escala de Concepcoes sobre EducacAo Inclusiva e EducacAo Especial. A escala contem 20 itens. Cada item e constituido por tres enunciados com conteudos que representam tres concepcoes de EducacAo Inclusiva ou de EducacAo Especial, seguidos de tres alternativas de respostas que indicam o grau de concordancia com cada um dos enunciados. As concepcoes de EducacAo Inclusiva compreendem: sinonimia com a expressAo inclusAo escolar, sinonimia com a expressAo inclusAo escolar de pessoas com deficiencia e sinonimia com a expressAo educacAo de qualidade. As concepcoes de EducacAo Especial compreendem: modalidade educacional especifica, modalidade de ensino transversal e modalidade educacional excludente. A concepcAo de EducacAo Inclusiva como sinonimia da expressAo educacAo de qualidade e a concepcAo de EducacAo Especial como modalidade de ensino transversal destacaram-se nos tres aprofundamentos. NAo foram encontradas diferencas estatisticamente significantes entre os grupos (p > 0,05), mas dentro dos tres grupos, foram encontradas diferencas estatisticamente significantes entre as tres concepcoes de EducacAo Inclusiva e de EducacAo Especial (p < 0,05).

Descrição

Palavras-chave

EducacAo Inclusiva, EducacAo Especial, Concepcoes, Estudantes de Pedagogia

Como citar

Journal Of Research In Special Educational Needs. Hoboken: Wiley, v. 16, p. 313-317, 2016.