Estratégias enunciativas na literatura brasileira contemporânea: uma análise semiótica do romance Opisanie Swiata, de Veronica Stigger

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-10-19

Autores

Oliveira, Leonardo Erivelto Soares de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados concernentes à nossa pesquisa de mestrado. Nossos objetivos eram os seguintes: 1) compreender como se dá a construção da significação no romance brasileiro Opisanie Swiata, de Veronica Stigger (2013), por meio da semiótica greimasiana; 2) determinar qual é o impacto dos agenciamentos singulares dessas linguagens nas relações entre o enunciador e o enunciatário; 3) verificar em que medida esse texto, enquanto sujeito e objeto de práticas semióticas, incorpora demandas ou injunções que lhe são externas, conectando-se intimamente com o momento histórico em que surge e com a cultura em que está imerso. Para tanto, realizamos uma análise dos planos do conteúdo e da expressão do texto-enunciado. A análise do nível fundamental permitiu que apreendêssemos duas categorias semânticas que regem a significação do texto: continuidade vs. descontinuidade e ser vs. parecer. No nível narrativo, observamos que, além da narrativa principal e das micronarrativas dentro dela, existiam narrativas paralelas, que se lhes justapunham. Pelo exame do nível discursivo, revelamos como o sincretismo opera e como ele contribui para exacerbar a sensação de fragmentação já observada no exame dos níveis anteriores. Em seguida, envidamos nossos esforços para mostrar que a combinação de gêneros textuais e discursivos intensificavam o efeito de fragmentação. Falamos, finalmente, dos liames que o texto constrói com seu entorno, com outras obras, sejam literárias, sejam obras de arte plástica, sejam composições musicais. No que concerne ao plano da expressão, demonstramos que as categorias semânticas continuidade vs. descontinuidade e ser vs. parecer são homologadas por categorias cromáticas e topológicas.
In this work, we present the results related to our Master’s research. Our goals were: 1) to understand how the signification is constructed in the Brazilian novel Opisanie Swiata, de Veronica Stigger (2013), by means of the discursive semiotics; 2) to determine the impact of the combined use of the languages in the relation between the enunciator and the enunciatee; 3) to verify to what extent this text, as a subject and an object of some semiotics practices, embody external demands and injunctions, connecting with the historic moment in which it emerges and with the culture in which it is immersed. For this purpose, we analyzed the expression and the content plans of the text. The analysis of the fundamental structures allowed us to apprehend two categories: continuity vs. discontinuity and being vs. appearing. Regarding the narrative structures, we saw that, besides the main narrative and the micronarratives inside it, there were parallel narratives. The exam of the discursive structures revealed how syncretism works and how it contributes to exacerbate the feeling of fragmentation, which had already been observed through the exam of the fundamental and the narrative structures. After that, we strived to show that the combination of discursive and text genres intensified the fragmentation effect. Finally, we talked about the links that the text constructs with its surrounding, with other literary works and with artworks in general. With regard to the expression plan, we demonstrated that the categories continuity vs. discontinuity and being vs. appearing are homologated by the chromatic and topological categories.

Descrição

Palavras-chave

Semiótica, Literatura brasileira, Literatura contemporânea, Estratégias enunciativas, Romance, Sincretismo, Semiotics, Brazilian literature, Contemporary literature, Enunciative strategies, Novel, Syncretism

Como citar