Show simple item record

dc.contributor.advisorPerinelli Neto, Humberto [UNESP]
dc.contributor.authorMenegasso, Aruana Mariá
dc.date.accessioned2019-01-16T16:39:51Z
dc.date.available2019-01-16T16:39:51Z
dc.date.issued2018-11-29
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180473
dc.description.abstractNo presente trabalho de pesquisa científica buscou-se desenvolver proposta pedagógica relacionada ao ensino de história, mais especificamente ao tema Ditadura Civil-Militar (1964/1989), tomando como base três filmes da cineasta brasileira Lúcia Murat: “Quase dois irmãos” (2004), “Uma longa Viagem” (2011) e “A memória que me contam” (2013). Para tanto, foram estabelecidos estudos sobre as novas tecnologias de informação na educação, a relação entre cinema, educação e ensino, os diálogos entre história e ensino de história. A análise dos filmes exigiu a seleção de fotogramas e a identificação de eixos temáticos. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto, apresentou abordagem qualitativa, natureza aplicada e buscou conciliar descrição e explicação, valendo-se, para isso de investigações bibliográficas e documentais de primeira mão. A pesquisa envolveu ainda forma de análise dos resultados, por meio de tratamento metodológico específico dos filmes selecionados. Para tanto, se realizou a construção de análises internas (centrada no próprio filme, pois é tido como obra individual e singular), com base numa interpretação multivariada, uma vez que preocupada com os aspectos textuais, de conteúdo, poéticos, da imagem e do som. Estas análises empregaram ainda fotogramas.pt
dc.description.abstractThe aim of this scientific research project is to develop a pedagogical proposal related to History teaching, specifically about the Brazilian Civil-Military Dictorship (1964/1989), based on three films by the Brazilian filmmaker Lúcia Murat: “Almost brothers” ( “Quase dois irmãos”) (2004), “A long Journey” (“Uma longa viagem”) (2011) and “Memory they told me (“A memória que me contam”) (2013). Therefore, it was done some studies about the new technologies of information on Education, the relationship between cinema, education and teaching, and about the dialogues between History and History teaching. The film analysis required the selection of frames and the identification of central themes. This research was conducted in UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto, and it presents a qualitative approach and applied nature and it aims to reconcile description and explanation, using for that first-hand bibliographical and documental research. The research also used analysis result by means of specific methodological exam of the films. For this, it was made an internal analysis (of the film itself, since it is an individual and singular work), based on a multivariate interpretation, concerned with textual, content and poetical aspects of the picture and sound. The analysis also applied frames.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectDitadura Civil-Militar (1964/1989)pt
dc.subjectEnsino de Históriapt
dc.subjectCivil-Military Government (1964/1989)en
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectCinemapt
dc.titleAnos de chumbo nas telas do cinema de Lúcia Murat: reflexões envolvendo ensino de história, filmes e Ditadura Civil-Militar (1964/1989)pt
dc.title.alternativeYears of lead in the screenings of Lúcia Murat: reflections involving history teaching, films and Civil-Military Dictatorship (1964/1989)en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipId2016/22378-3
unesp.graduateProgramEnsino e Processos Formativos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaTecnologias, Diversidades e Culturaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000911682
dc.identifier.capes33004153078P4
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record