Baseado em uma história real: o jornalismo como referência em Horror em Amityville

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-22

Autores

Rech, Gisele Krodel

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apesar de recorrente como referência de filmes dos mais variados gêneros, os textos jornalísticos nem sempre ganham a devida atenção no âmbito da pesquisa cinematográfica. Nesta tese, busca-se lançar um olhar ao tema, direcionando o trabalho para as narrativas jornalísticas usadas como referencial para cineastas, que transformam em narrativa audiovisual a representação da realidade de uma história que ganhou as páginas dos jornais ou de um livro-reportagem. O foco da pesquisa é no cinema de horror, que costuma não apenas valer-se deste material, como também se utilizar do vínculo com a não ficção como estratégia para atrair o espectador com a promessa da reprodução de um “caso verídico”. Parte- se, pois, da hipótese de que a frase “baseado em uma história real” no início da película funciona como estímulo da curiosidade do espectador. Para o presente estudo, optou-se pelo clássico Horror em Amityville (The Amityville Horror, 1979), adaptado do livro-reportagem homônimo de Jay Anson, de 1977, que ganhou uma nova edição no Brasil neste ano, pela Darkside. O remake de 2005, cujo título é o mesmo, também faz parte da pesquisa. Como corpus de análise, também serão utilizadas reportagens do jornal Newsday, de Long Island, do período em que a história da casa supostamente mal-assombrada foi destaque e do crime que teria dado início à história de assombração. O objetivo desta pesquisa é analisar como se dá o entrelaçamento de narrativas jornalísticas, jornalístico- literária e cinematográfica, buscando neste labor apontar como foi o processo de tradução de um meio a outro pela transformação da própria mutação do verbal ao imagético e, ainda, como a representação do “real” permanece no filme, especialmente em referências diretas ao jornalismo. Por fim, e não menos importante, pretende-se avaliar como as estratégias narrativas que mesclam a representação do factual e da ficção cinematográfica são utilizadas com a intenção de provocar medo no espectador. O problema de pesquisa dirige-se à relação entre o discurso factual e o ficcional no trânsito entre jornal, livro-reportagem e filme, incidindo sobre a aferição de como a presença do jornalismo pode operar como estratégia de legitimação e credibilidade dos acontecimentos a serviço da narrativa de horror. Em síntese, o eixo interpretativo busca entender como o factual (presente no discurso jornalístico) é utilizado para potencializar e dinamizar o apelo do suspense, da curiosidade e do fascínio no âmbito da ficção.
Although recurring as a reference of films of varied genres, journalistic texts do not always gain an attention in the space of film research. In this thesis, the aim is to take a look at the theme, to direct the work to narrate the news narratives as a reference for the filmmakers, who transform the audiovisual narrative into a presentation of the reality of a winning story as pages of a book or a book - reporting. The focus of the research is horror film, which is not only a didactic material, but also makes use of a link with a strategy to attract the viewer with the promise to replicate a true case. It is therefore hypothesized that the phrase "based on a true story" at the beginning of the film works as a stimulus for the spectator's curiosity. For the present study, we opted for the classic Amityville Horror (1979 and 2005), adapted from Jay Anson's eponymous book, which won a new edition in Brazil this year by Darkside. The remake of 2005, whose title is the same, is also part of the research. As a corpus of analysis, reports from the Newsday newspaper of Long Island will also be used for the period in which the story of the supposedly haunted house was highlighted and the crime that would have started the haunting story. The objective of this research is to analyze how the intertwining of journalistic, journalistic-literary and cinematographic narratives occurs, seeking in this work to point out how the process of translation from one medium to another was transformed by the transformation of the mutation itself from the verbal to the imaginary and, the representation of the real remains in the film, especially in direct references to journalism. Last but not least, we intend to evaluate how the narrative strategies that combine the representation of factual and cinematographic fiction are used with the intention of provoking fear in the viewer. The research problem is directed to the relation between the factual and fictional discourse in the traffic between newspaper, book-report and film, focusing on the measurement of how the presence of journalism can operate as a strategy of legitimization and credibility of events in the service of horror story In summary, the interpretative axis seeks to understand how the factual (present in the journalistic discourse) is used to potentialize and stimulate the appeal of suspense, curiosity and fascination in the scope of fiction.

Descrição

Palavras-chave

Jornalismo, Cinema de Horror, Fait Divers, Narrativas, Tradução, Horror movies, Journalism, Narratives, Translate

Como citar