A identidade nacional em Triste fim de Policarpo Quaresma a partir da literatura e do cinema

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-01-30

Autores

Oliveira, Jorge Alves de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal identificar os traços da nossa identidade nacional no romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor fluminense Lima Barreto (1881 – 1922). A obra analisada é uma das principais produções literárias do século XX, devido ao seu conteúdo que retrata os elementos culturais, econômicos e políticos do Rio de Janeiro do século XIX. Foi empregado o método de análise de conteúdo segundo Bardin. O romance se transformou em um dos grandes clássicos da literatura brasileira. Ganhou produção cinematográfica em 1998 nas mãos do diretor Paulo Thiago e do roteirista Alcione Araújo. Para a realização desta pesquisa diversos autores que tratam a cultura brasileira foram consultados. Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Alfredo Bosi, Antônio Cândido, José Luiz Fiorin, Caio Prado Junior, Bruno Pucci, Nelson Rodrigues, Michel Debrun, entre tantos outros. Artigos acadêmicos também fazem parte da nossa bibliografia. Quanto ao filme, produzido em período diferente da obra escrita, fizemos uma análise comparativa, (cena a cena), destacando aspectos (acontecimentos) que o identifica, e ao mesmo tempo o afasta da produção escrita e original, publicada em meados de 1916. No momento em que a globalização nos traz diferentes e intensas transformações sociais, onde há poucos limites e fronteiras para as relações interpessoais, culturais, ideológicas e políticas - que alteram significativamente as relações entre os povos - realizar uma análise objetiva sobre a nossa Identidade Nacional - ainda que seja através de uma obra literária - é um modo importante de estabelecermos uma espécie de ponte entre o passado e o presente, refletidos nas produções escritas e seus autores. Como compreender o presente, se nada ou pouco se sabe sobre o nosso passado? O processo de transformação social na atualidade não tem o pragmatismo das lentas e importantes mudanças ocorridas em séculos passados, quando a mobilidade dos povos e as informações demoravam a ser compartilhadas e usufruídas por todos. Hoje, diante do advento da tecnologia - sobretudo da internet que muito aproxima os povos - tornamo-nos “espectadores confusos” diante das tantas informações que recebemos no curto período de tempo. De certa forma, tudo isso exige de nós constante leituras, interpretações, observações e acompanhamentos, muito aquém da nossa capacidade temporal de absorção cognitiva. Para tanto, será que não há mesmo nesta tal Modernidade uma identidade nacional? O nosso trabalho penetra justamente nesta seara, procurando mostrar através do romance do Lima Barreto, elementos culturais do nosso país, extremamente marcados em nosso cotidiano. O que nos torna exclusivamente brasileiros? Nossas manias, nossas mazelas sociais, nossa hospitalidade e alegria propalada mundo afora? O carnaval, o futebol, o samba, a Bossa Nova? O “sabe com quem está falando?”, “nosso complexo de vira latas”, ou seria o nosso “jeitinho brasileiro”? Somos realmente uma nação coesa e consolidada, ou não passamos de um “aglomerado de pessoas”, que buscam somente alcançar seus objetivos individuais?
El presente trabajo tiene como objetivo principal identificar los rasgos de nuestra identidad nacional en la novela "Triste Fim de Policarpo Quaresma", del escritor fluminense Lima Barreto (1881 - 1922). La obra analizada es una de las principales producciones literarias del siglo XX, debido a su contenido que retrata los elementos culturales, económicos y políticos de Río de Janeiro del siglo XIX. Se analizará utilizando el método de análisis de contenido según Bardin. La novela se transformó en uno de los grandes clásicos de la literatura brasileña. Ganó producción cinematográfica en 1998, en manos del director Paulo Thiago y del guionista Alcione Araújo. Para la realización de esta investigación diversos autores que tratan sobre la cultura brasileña serán abordados. , Que se ha convertido en una de las más importantes de la historia de la música. Los artículos académicos, también formarán parte de nuestra bibliografía. En cuanto a la película, producida naturalmente en un período diferente de la obra escrita, haremos un análisis comparativo, (escena a escena), destacando aspectos (acontecimientos) que lo identifica, y al mismo tiempo lo aleja de la producción escrita y original, publicada a mediados de 1916. En el momento en que la Globalización nos trae diferentes e intensas transformaciones sociales, donde hay pocos límites y fronteras para las relaciones interpersonales, culturales, ideológicas y políticas -que alteran significativamente la relación entre los pueblos- realizar un análisis objetivo sobre nuestra identidad nacional - aunque sea a través de una obra literaria, es un modo importante de establecer una especie de relación entre el pasado y el presente, reflejados en las producciones escritas y sus autores. ¿Cómo comprender el presente, si nada o poco se sabe sobre nuestro pasado? El proceso de transformación social en la actualidad no tiene el pragmatismo de las lentas e importantes cambios ocurridos en siglos pasados, cuando la movilidad de los pueblos y las informaciones demoraban a ser compartidas y usufructuadas por todos. Hoy, ante el advenimiento de la tecnología -sobre todo de Internet que muy cerca a los pueblos- nos volvemos "espectadores confusos", ante tanta información que recibimos en un corto período de tiempo. En cierta forma, todo esto exige de nosotros constantes lecturas, interpretaciones, observaciones y acompañamientos, muy por debajo de nuestra capacidad temporal, de absorción e incluso cognitiva. Para ello, ¿no hay en esta tal modernidad una identidad nacional? Nuestro trabajo penetra justamente en esta misa, buscando mostrar a través de la novela "Triste Fin de Policarpo Cuaresma", elementos culturales de nuestro país, extremadamente marcados en nuestro cotidiano. ¿Qué nos hace exclusivamente brasileños? ¿Nuestras manías, nuestras molestias sociales, nuestra hospitalidad y alegría propulsadas en todo el mundo? El carnaval, el fútbol, el samba, la Bossa Nova? ¿El "sabe con quién está hablando?", "Nuestro complejo de vira latas", O sería nuestro "estilo brasileño"? Somos realmente una nación cohesionada y consolidada, o no pasamos de un "aglomerado de personas", donde buscamos solamente alcanzar nuestros objetivos individuales.

Descrição

Palavras-chave

Identidade, Brasilidade, Literatura, Cinema, Sociedade, Cultura, Identidad, Brasilidad, Cine, Sociedad

Como citar