Logotipo do repositório
 

Publicação:
Dança, artes visuais e cibercultura: entrelugares do corpo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Godoy, Kathya Maria Ayres de

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta tese reflete sobre a relação entre dança e cibercultura, e elege o corpo como campo fio condutor para esta discussão. Para tanto, este doutoramento está divido em partes. A primeira apresenta pensamentos acerca do corpo no entrelugar que envolve a experiência com a dança e as artes visuais e a noção de sensação proposta por Deleuze (2007, 1974) e Deleuze e Guattari (2010). A segunda discute a cibercultura e a sua influência na produção artística, dando especial atenção à dança nos meios tecnológicos. Recorro a autores identificados na revisão eletrônica do estado atual do conhecimento como Santana (2006a, 2003), Wosniak (2013, 2006), Virilio (1999, 1996), Lévy (2010, 2001) e Lemos (2015). Na terceira e última parte, filiado ao pensamento de Deleuze (1974) e Gil (2015, 2005), defendo que a dança na cibercultura apresenta o corpo com sentidos próprios do ato de criação, oscilando entre o físico e o digital, clamando por novas formas de abordagens, apresentando inominadas sensações, constituindo-se, então, em um paradoxo do corpo no entrelugar que se estabelece entre a dança, as artes visuais e a cibercultura.

Resumo (inglês)

This thesis proposes a reflection about the relationship between dance and cyberculture and elects the body as the main guiding theme and proper field for this discussion. In order to do so, this doctorate is divided into parts. The first one presents thoughts about the body in the interlace between experienced dance and visual arts and the notion of feeling proposed by Deleuze (2007, 1974) and Deleuze and Guattari (2010). The second discusses cyberculture and its influence on artistic production, with special attention to dance in technological media. I refer to authors identified in the electronic review of the current state of knowledge such as Santana (2006a, 2003), Wosniak (2013, 2006), Virilio (1999, 1996), Lévy (2010, 2001) and Lemos (2015). In third and final part, in association with the toughts by Deleuze (1974) and Gil (2015, 2005) I state that dance in cyberculture presents the body with senses of the creation act, oscillating between the physical and the digital, clamoring for new forms of approaches, presenting innominated sensations and constituting, thus, a body paradox at the interlace among dance, visual arts and cyberculture.

Descrição

Palavras-chave

Dança, Artes visuais, Cibercultura, Corpo, Entrelugar, Dance, Visual arts, Cyberculture, Body, Interlace

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação