Do Banco Mundial ao FUNDEF – A difusão de normas internacionais e a criação do fundo de financiamento público da educação no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-13

Orientador

Cepaluni, Gabriel

Coorientador

Pós-graduação

Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo analisa a relação do Banco Mundial com as políticas educacionais durante os dois governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). A partir da teoria de difusão de normas internacionais, encontramos convergências ideológicas entre as recomendações internacionais da época e os princípios usados para a elaboração dos fundos de financiamento público para a educação, especialmente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Para conduzir nossa investigação, analisamos documentos do Banco Mundial, além de artigos e livros que discorrem sobre a perspectiva histórica e institucional do Banco frente a questões sociais de países em desenvolvimento. Também examinamos uma entrevista de Paulo Renato Souza, então ministro da educação no governo FHC. Concluímos que há uma grande relação ideológica entre as recomendações da instituição para a educação de países em desenvolvimento e as políticas públicas educacionais de Fernando Henrique Cardoso, especialmente na elaboração e aplicação do FUNDEF.

Resumo (inglês)

This study analyzes the relationship between the World Bank and the educational policies during the two Fernando Henrique Cardoso’s administrations (1995-200). With a theoretical focus on the diffusion of the norm, we sought to find ideological relations between World Bank’s international recommendations and the principles for the elaboration of the funds of the FUNDEF – a Brazilian educational public policy. To investigate our topic, we analyzed World Bank’s documents, as well as articles and books that discuss the Bank's historical and institutional perspective on social issues in developing countries. We also analyzed an interview of Paulo Renato Souza, then Cardoso’s minister of education. We concluded that there is an ideological relationship between the institution's recommendations for the education in developing countries and the educational policies of Fernando Henrique Cardoso, especially in the elaboration and implementation of FUNDEF.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores