Heterogeneidade mostrada e dialogia com o já falado/escrito em Memórias da Emília

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-28

Orientador

Chacon, Lourenço [UNESP}

Coorientador

Pós-graduação

Estudos Linguísticos - IBILCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Se é na relação com o outro que nos constituímos como sujeitos, a linguagem, nesse trânsito, assume-se como espaço de “novas” descobertas, inquietações e curiosidades. Assim, interessada pela inscrição do outro no fio discursivo (AUTHIER-REVUZ, 2004, p. 62) e pelas representações sobre o processo de escrita (CORRÊA, 2004), ou seja, interessada pelas discussões sobre a complexidade enunciativa subjacente ao modo de enunciar escrito, é que propus, nesta tese, refletir sobre um fato de linguagem bastante particular à circulação de textos escritos: o de como se mostra representada a relação eu/outro em função do deslocamento do locutor-narrador, em um único e mesmo texto, por práticas orais/faladas e por práticas letradas/escritas. Assumindo a complexidade dessa constituição, parti da hipótese de que esse trânsito do locutor-narrador se mostraria por meio de entrecruzamentos dos papéis de falante, ouvinte, escrevente e leitor detectados na construção da relação eu/outro no material de escrita elencado: o romance Memórias da Emília (1969 [1936]), de Monteiro Lobato. Para isso, essa proposta fundamentou-se, de modo específico, numa visão discursiva do fenômeno de letramento (CORRÊA, 2004). De modo amplo, essa visão tem como base, sobretudo, estudos da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo) e da perspectiva conhecida como das Heterogeneidades Enunciativas (AUTHIERREVUZ, 1998, 2004). Os resultados mostraram jogos enunciativos organizados por um locutor (L), o narrador, que simula relações dialógicas construídas como enunciadas por interlocutores que, ao desempenharem, alternada (e, não raro) simultaneamente, múltiplos e entrecruzados papéis nessas relações, articulam a eles, os de falante e ouvinte (papéis ligados às práticas faladas) e os de escrevente e leitor (papéis ligados às práticas escritas). Esses entrecruzamentos, ao indiciarem “um não fechamento” dos interlocutores em papéis estanques, acabaram por mostrar uma constituição heterogênea da própria escrita, já que tal multiplicidade de papéis evocou diferentes trânsitos e formas de relação entre o falado e o escrito na escrita da narrativa analisada, papéis estes organizados por um jogo complexo de enunciação.

Resumo (inglês)

Assuming that the constitution of oneself as a subject depends on one’s relations with the other, the language, in this transit, reveals itself as a space of “new” discoveries, inquisitiveness and curiosities. Thus, interested in the inclusion of the other in the discursive thread (AUTHIER-REVUZ, 2004, p. 62) and also in the imagination of representations about the writing process (CORRÊA, 2004), that is, interested in the discussions on the enunciative complexity implicit in the written enunciations, I decided to reflect, in this dissertation, on a language fact very characteristic to the circulation of written texts: how the relation I/Other is represented due to the displacement of the scribe, in a very single text, by oral/spoken practices and by lettered/written practices. Understanding the complexity of this constitution, I assumed the hypothesis that the scribe’s transit would be revealed by the intertwinements of the roles as a speaker, a listener, a writer and a reader, all detected in the construction of the relation I/Other in the chosen written material: the novel Memórias da Emília (Memories of Emilia) (1969[1936]). To do so, this proposal is based, specifically, upon a discursive approach to the literacy phenomenon. In a general way, this approach is based, mostly, on the studies of the Dialogic Discursive Analysis (Bakhtin and the Circle) and the perspective known as Enunciative Heterogeneities (AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004). The results show some enunciative games organized by a narrator (L), who simulates dialogical relations built as if they were enunciated by interlocutors who, by performing, alternately and (too often) simultaneously, multiple and intertwined roles in these relations, and assign to them those of a speaker and a listener (roles related to the spoken practices), and of a writer and a reader (roles related to the written practices). These intertwinements, as they indicate “a nonconfinement” of the interlocutors in stagnant roles, ended up showing a heterogeneous constitution of the written work itself, since such multiplicity of roles evokes different transits and forms of relationship between the spoken and the written in the writing process of the analyzed narrative, all these roles being organized by a complex game of enunciation.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados