Quando a leitura é uma herança

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-22

Orientador

Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de

Coorientador

Pós-graduação

Letras (Mestrado Profissional) - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Profletras) da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tal pesquisa foi realizada por meio de investigação, de análise reflexiva e de uma intervenção de leitura no âmbito familiar de uma turma de 7º ano de uma escola estadual do oeste paulista, observando e refletindo sobre quando a leitura é uma herança na vida desses alunos, como foi na minha, ou como proporcionar que os letramentos familiares da turma possam se tornar um legado de leitura dentro desses lares. Os estudos realizados no Profletras sobre letramento ideológico nas concepções de Street (2014) e sobre os gêneros discursivos nas perspectivas de Bakhtin (2011) foram a base teórica propulsora deste trabalho, em razão das reflexões e caminhos que os autores apontam em relação às práticas de ensino de leitura. Esses estudos ampliaram a minha identidade como professora de língua portuguesa, mas também, as minhas inquietações sobre os baixos níveis de letramento em leitura da escola alvo desta pesquisa nas avaliações externas a que são submetidos os alunos, como o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), semelhantes aos resultados pouco satisfatórios da educação básica brasileira no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O objetivo foi o de investigar as práticas de leitura no ambiente familiar da turma alvo da pesquisa, incentivando, mediando e investigando se essas leituras por meio de uma Sacola de Leitura Viajante, a qual foi composta por diferentes gêneros de leitura para os alunos e seus familiares, auxilia na ampliação das práticas de leitura desses estudantes. De caráter qualitativo, este trabalho serviu-se dos ideais de Telles (1999 e 2002) e Goldenberg (1997), os quais defendem a pesquisa qualitativa na educação, pois desta forma a preocupação do pesquisador é a de compreender um grupo social como o dos alunos e familiares pesquisados e não apenas com a representatividade numérica desse grupo. A pesquisa tem ainda cunho narrativo, fundamentado nas teorias metodológicas de Clandinin e Connelly (2011), pois trata- se de um relato reflexivo, um registro dos “portos de passagem” de uma prática de ensino de leitura, como definiu Geraldi (2006), no caso, da intervenção por meio da Sacola de Leitura Viajante. As narrativas que se construíram ou foram descobertas por meio desse trabalho objetivam estreitar os espaços entre pesquisa, professores, alunos e família, buscando reconhecer esses alunos como sujeitos da linguagem em razão da herança leitora que receberam de suas famílias ou como legado que a elas deixarão, como muitas histórias revelaram. Sobretudo, podem essas narrativas servir como reflexão da prática docente em leitura ou como proposta de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.

Resumo (inglês)

The present dissertation is the spawn of a research linked to the Professional Master’s Program (Profletras) from the Languages and Science College of Universidade Estadual Paulista (UNESP). Such research was accomplished through investigation, reflexive analysis and a reading intervention on the familial range of a 7th grade class from a public school in the West of the state of São Paulo, in order to analyze and to reflect whether or not reading impacts students’ life, as it did mine, or how to provide that family literacy class can become a reading legacy within these homes. The studies performed in Profletras about ideological literacy in the conceptions of Street (2014) and about the discursive genres in the perspectives of Bakhtin (2011) were the propulsive theoretical base for this work, due to the reflections and paths that the authors indicate with regards to the teaching methods for reading. These studies have amplified my identity as a Portuguese language teacher, but also my uneasiness concerning the low literacy levels of the school targeted by this research in outward evaluations to which the students are submitted, such as the System of Evaluation of Academic Achievement in São Paulo State (SARESP), similar to the little satisfactory results of the basic Brazilian education at Programme for International Student Assessment (PISA). The goal was to investigate the reading wonts in the family environment of the class targeted by the research, encouraging and mediating these readings via a Traveling Reading Bag, which was composed of several reading genres for the students and their relatives, helping to broaden the reading practices of these students. This qualitative work made use of Telles’s (1999 and 2002) and Goldenberg’s (1997) ideas, which stand up for the qualitative research in education, because like so the researcher’s concern is to comprehend a social group such as the one of the students and relatives involved in the research, and not merely with this group’s numerical representativeness. The research has also a narrative nature, predicated on Clandinin’s and Connely’s (2011) methodological theories, since it consists of a ruminative report, a record of the “passage ports” of a teaching method for reading, as defined by Geraldi (2006), in this case, of the intervention through the Traveling Reading Bag. The narratives that have built themselves or have been discovered by means of this work intend to tighten the gaps between research, teachers, students and family, attempting to acknowledge these students as subjects of the language because of the reading heritage they received from their families or as legacy that they will leave, just like many stories revealed. Foremost, these narratives can serve as a reflection of the teacher’s practices on reading or as a work proposal to be developed in the classroom.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores