Relações de poder-saber de membros de empreendimentos econômicos solidários no cenário do trabalho e da educação matemática

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Data

2019-03-22

Autores

Silva, Geisa Zilli Shinkawa da

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho versa sobre os saberes matemáticos e do trabalho de membros de empreendimentos econômicos solidários e tem como objetivo analisar como se dão as relações de poder-saber destes membros no cenário do trabalho e da educação matemática. Com o intuito de alcançar o objetivo, o referencial teórico adotado consiste em elementos da etnomatemática, Economia Solidária, relações de trabalho no contexto da Economia Solidária, relações de poder-saber em sentido foucaultiano e educação para a liberdade freiriana. Tal pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com produção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas audiogravadas, observação participante e participação em reuniões junto aos membros do NuMI-Ecosol com anotações no diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados se deu com base nos pressupostos teóricos da análise textual discursiva. Após análise dos dados, evidenciamos que a educação e a educação matemática, em sua perspectiva etnomatemática, começam a fazer parte do cotidiano de vida e trabalho destes cooperados após a inserção nos empreendimentos e com o passar do tempo, esta presença vai se intensificando; antes disso, tais saberes eram negados aos cooperados, tais como os empregos formais e as condições mínimas de transcendência destas condições devido à vulnerabilidade social dos envolvidos. No contexto da Economia Solidária e trabalho destacamos a parceria e apoio oferecidos pelo NuMI-EcoSol, especialmente quando pensamos em incubação, apoio contínuo em meio às relações de trabalho e promoção de formações que proporcionam importantes saberes aos cooperados e, para a maioria, a recuperação, ainda que parcial, de sua dignidade cultural e social. Por meio das falas dos entrevistados, acreditamos também que o grupo de pesquisa EduMatEcoSol tem causado um impacto positivo para os membros no contexto da educação matemática não formal e contextualizada à realidade.
The present paper is about mathematical knowledges and the work of solidarity economic enterprises members and it aims to analyze how the power-knowledge relations of these members happens in the work and mathematics education scenario. In order to achieve the objective, the theoretical framework adopted consisted in some elements of ethnomathematics, solidarity economy, labor relations in the context of solidarity economy, Foucaultian power-knowledge relations and education for Freirian freedom. Such research is a qualitative research, with the production of data collected through semi-structured audio-video interviews, participant-observation, participation in meetings with the members of NuMI-Ecosol and notes in the researcher's field diary. The data analysis was based on the theoretical assumptions of the discursive textual analysis. After the analysis of the data, we realized that education and mathematical education, in their ethnomathematical perspective, begin to be part of these cooperates daily life and work posterior to their entry in the enterprises. As time goes by, this presence is intensifying; before, such knowledges as the formal jobs and the minimum conditions of transcendence of these conditions were denied to the cooperated due to the condition of social vulnerability of those involved. In the context of solidarity economy and work we highlight the partnership and support offered by NuMI-EcoSol, especially about incubation, continuous support in the medium of working relationships, promotion of training which provide important knowledge to the cooperatives and, for the most part, recovery, albeit partial, of their cultural and social dignity. Through the statements of the interviewees, we believe that the EduMatEcoSol research group has had a positive impact on the members in the context of non-formal mathematical education contextualized to reality.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Etnomatemática, Economia solidária, Empreendedorismo, Cultura, Education, Ethnomathematics, Solidarity economy, Entrepreneurship, Culture

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