A perspectiva da morte na obra infantojuvenil de Nilma Gonçalves Lacerda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-12

Autores

Cruz, Juliana Leopoldino de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada sobre a obra infantojuvenil de Nilma Gonçalves Lacerda (1948), tendo por objetivos centrais apresentar um panorama geral de sua produção para crianças e jovens e discutir a representação da morte em algumas de suas narrativas. Propõe-se uma reflexão sobre como a perspectiva da morte está associada à ideia de transformação na vida das personagens, investigando as singularidades do projeto estético da escritora, que iniciou sua produção em 1985 e permanece em atividade até hoje. Na tese, procura-se ainda atentar para a questão da abordagem do tema da morte em obras voltadas a um público leitor específico, ainda jovem e em plena formação. As análises concentraram-se sobretudo no seguinte conjunto de narrativas: Manual de Tapeçaria (1985); Dois passos pássaros. E o voo arcanjo (1987); Viver é feito à mão. Viver é risco em vermelho (1989); Um dente de leite, um saco de ossinhos (2004); Bárbara Debaixo da Chuva (2010) e Sortes de Villamor (2010). O primeiro capítulo apresenta uma breve biografia da escritora e sua fortuna crítica, levando-se em conta também dados obtidos em uma entrevista realizada com Nilma Gonçalves Lacerda especialmente para a presente pesquisa. O segundo capítulo realiza uma abordagem panorâmica da literatura infantojuvenil brasileira contemporânea buscando situar a autora histórica e esteticamente nesse subsistema literário, com fundamentação teórica em textos de Antonio Candido, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Vera Teixeira de Aguiar, Edmir Perrotti, João Luís Ceccantini e Larissa W..F..Cruvinel. Além disso, apresenta um olhar sobre a história da literatura infantojuvenil ocidental no que diz respeito à abordagem da morte e sobre a natureza do fenômeno em si mesmo. Toma por referências significativas a pesquisa de mestrado de Lia Cupertino Duarte (1997) e de autores que tratam da morte em diferentes âmbitos como: Phillippe Ariès (1982); Ernest Becker (2007); Allan Kellehear (2016); Elisabet Kübler Ross (2005). O terceiro capítulo concentra-se na apresentação geral das obras de Nilma Gonçalves Lacerda que tratam de morte; na justificativa da escolha do corpus e sua análise. No quarto capítulo há uma reflexão que entrelaça a questão da morte física e simbólica nas narrativas e convergindo para as Considerações Finais, o resultado das análises é avaliado no sentido de explorar a relação de intimidade da morte com o dado literário e como uma obra de efetivo valor estético e social pode desempenhar papel transformador junto a seus leitores.
The aim of this work is to present the results of a research conducted within the juvenile literature work of Nilma Gonçalves Lacerda (1948). The main objectives are: showing a general view of her production for children and young adults in order to discuss the role of death in her narratives. A reflection upon the perspective of death associated with the idea of transformation in the lives of the characteres is proposed, connected with the investigation of the singularities of the aesthetic project of Lacerda, who has started her production in 1985. This thesis is focused on the approach given to death in the work whose audience is too young and is still growing. The analysis concentrates mainly in this set of narratives: Manual de Tapeçaria (1985); Dois passos pássaros. E o voo arcanjo (1987); Viver é feito à mão. Viver é risco em vermelho (1989); Um dente de leite, um saco de ossinhos (2004); Bárbara Debaixo da Chuva (2010) e Sortes de Villamor (2010). The first chapter presents a brief biografh of Lacerda and her critical fortune; it also takes into acccount pieces of an interview made with Nilma Gonçalves Lacerda for this research. The second chapter has a panoramic view of the Brazilian Contenporary Young Children Literature which focus on the history and aesthetics of this literary segment based on the works of Antonio Candido, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Vera Teixeira de Aguiar, Edmir Perrotti, João Luís Ceccantini and Larissa W..F..Cruvinel. Futhermore, it presents a perspective of the history of the Western Young Children Literature regarding death and the approach given to it. It also takes into consideration the work of Lia Cupertino Duarte (1997) and authors that deal with death in different perpspectives, such as: Phillippe Ariès (1982); Ernest Becker (2007); Allan Kellehear (2016) and Elisabet Kübler Ross (2005). The third chapter concentrates itself in the general work of Nilma Gonçalves Lacerda regarding death, in order to justify the choice of the corpus and its analysis. In the fourth chapter, which converges to the Final Considerations, the result of the analysis is evaluated in order to explore the relationship between the intimacy of death and the literary data and how an effective aesthetic and social work can perform a transforming role amongst its readers.

Descrição

Palavras-chave

Nilma Gonçalves Lacerda, Morte na Literatura, Literatura Infantojuvenil, Jovens – Livros e Leitura.

Como citar