Os trilhos entre vilas: a gênese urbana de Presidente Prudente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-22

Autores

Costa, Beatriz Emboaba da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação de mestrado tem como objetivo estudar o alvorecer urbano de Presidente Prudente desde sua formação urbana, analisando as características naturais, implantação de infraestrutura, traçado urbano e sua expansão até a década de 1930, além do contexto da região prudentina em relação ao estado no século XIX e XX. Este trabalho, portanto, é formado por três capítulos: o primeiro trata da ocupação do Estado de São Paulo através dos mineiros, a consolidação dos patrimônios, o protagonismo do ciclo econômico do café e o subsequente desenvolvimento das estradas de ferro, explana-se sobre a constituição urbana paulista contemplando Patrimônios Religiosos, Patrimônios Laicos e Loteamentos Privados, pontuando a importância da Lei de Terras e destaca a região denominada Vale do Paranapanema e Alta Sorocabana, respectivamente no século XIX e XX, zona do interior paulista, onde situa-se Presidente Prudente e como se deu o processo de parcelamento do solo rural provenientes das fazendas Pirapó-Santo Anastácio e Fazenda Mont’Alvão e os objetivos dos principais agentes da especulação fundiária nos primórdios da cidade: Coronel Francisco de Paula Goulart e Coronel José Soares Marcondes; o segundo capítulo abrange a gênese prudentina até a criação do município, contemplando informações referentes às características naturais existentes antes da ocupação, a influência da ferrovia na formação e consolidação urbana, o processo de fundação e parcelamento dos loteamentos pertencentes ao núcleo urbano, são eles Vila Goulart e Vila Nova “em frente à estação” e Vila Marcondes “do outro lado dos trilhos” e também destaca a influência da política coronelista; enquanto que o terceiro contempla a expansão da cidade “pós-municipalização” e consequentemente do traçado urbano, a análise das ordens de compra e venda de datas ou lotes urbanos registradas no 1º Cartório de Registros de Imóveis de 1923 até 1930, a infraestrutura urbana, o contexto econômico e seus ciclos até 1930, período marcado por drásticas mudanças econômicas (ruptura no protagonismo do ciclo do café e a quebra da bolsa), mudanças políticas com a Revolução de 30 e o final da Primeira República. A relevância desse trabalho é a análise da formação da cidade prudentina: se essa constituição ocorreu a partir de um patrimônio religioso, laico ou loteamento privado considerando o contexto vinculado aos aspectos urbanos como os interesses econômicos, políticos e os principais agentes envolvidos, resultando no trabalho de composição da historiografia urbana de 1917 até 1934, através da análise, junção e reconstituição de materiais cartográficos e referências bibliográficas.
This master's thesis aims to study the urban dawn of “Presidente Prudente” since its urban formation, analyzing the natural characteristics, the implantation of infrastructure, the urban route and its expansion until 1930, besides the context of the region “prudentina” in relation to the state in the nineteenth and twentieth centuries. This work, therefore, is made up of three chapters: the first deals with the occupation of the State of “São Paulo” through the miners, the consolidation of the patrimony, the protagonism of the coffee economic cycle and the subsequent development of the railroads, explana the urban constitution of “São Paulo” contemplating Relief Heritage, Lay Parcels and Private Lots, emphasizing the importance of the Law of Lands and highlights the region called “Vale do Paranapanema” and “Alta Sorocabana”, respectively in the 19th and 20th century, in the interior of “São Paulo”, where the “Presidente Prudente” and how the land parceling process came from the “Fazenda Pirapó-Santo Anastácio” and “Fazenda Mont'Alvão” farms and the objectives of the main agents of land speculation in the early days of the city: “Coronel Francisco de Paula Goulart” and “Coronel José Soares Marcondes”; the second chapter covers the Phoenician genesis until the creation of the municipality, including information on the natural characteristics existing before the occupation, the influence of the railroad in the formation and urban consolidation, the process of foundation and parceling of the parcels belonging to the urban nucleus, “Vila Goulart” and “Vila Nova” "in front of the station" and “Vila Marcondes” "on the other side of the tracks" and also highlights the influence of the coronelista policy; while the third contemplates the expansion of the city "postmunicipalization" and consequently of the urban layout, the analysis of the orders of purchase and sale of dates or urban lots registered in the 1st Registry of Real Estate Records from 1923 to 1930, urban infrastructure, the economic context and its clashes until 1930, a period marked by drastic economic changes (rupture in the protagonism of the coffee cycle and the breakdown of the exchange), political changes with the Revolution of 30 and the end of the First Republic. The relevance of this work is the analysis of the formation of the city of Southeastern Brazil: if this constitution occurred from a religious heritage, lay or private estate considering the context related to the urban areas such as economic interests, politicians and the main agents involved, resulting in work of composition of the urban historiography of 1917 to 1934, through the analysis, junction and reconstitution of cartographic materials and bibliographical references.

Descrição

Palavras-chave

Formação urbana, Ferrovia Sorocabana, Presidente Prudente, Urban formation, Sorocabana railway

Como citar