Publicação: Desmaterialização e Artes do Vazio no século XX: uma análise semiótica
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Khouri, Omar 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Partindo da desmaterialização observada nas artes do século XX por Lucy Lippard, isto é, da perda de interesse dos artistas na evolução física do trabalho de arte, assumo como objeto de estudos um subgrupo de tal fenômeno, distinto por visar à desmaterialização completa como o próprio objeto artístico. Tais propostas, aqui denominadas “Artes do Vazio”, desafiam nossa compreensão e dificultam sua caracterização por não resultarem em materialidade física na sua exibição. Neste trabalho, ofereço uma interpretação semiótica e uma resposta aos seus desafios. No primeiro capítulo, abordarei seu contexto de desenvolvimento e sua diversidade através do século XX, ao qual acompanha, simultaneamente, o desenvolvimento de algumas hipóteses interpretativas. Estas, por sua vez, serão analisadas em seus alcances e limites no segundo capítulo. Já o terceiro visa a uma interpretação dos dilemas que as artes do vazio apresentam por contrariarem alguns pressupostos comuns a toda obra de arte, o que as coloca sob o risco de um relativismo em sua interpretação. Para tal, será apresentada a teoria semiótica de Charles S. Peirce, que, articulada à sua fenomenologia e ao seu realismo, mostrar-se-á frutífera na construção de um argumento que oferece uma resposta a tais dilemas. Neste ponto, serão esclarecidos os papeis tomados por alguns elementos necessários à cadeia semiótica de uma obra do vazio, e.g., os elementos contextuais de apresentação artística e o impacto de uma quebra de expectativa na recepção da obra. Posteriormente, as artes do vazio serão avaliadas conforme o panorama estabelecido pela hipótese de núcleos estéticos por Carl R. Hausman. Como resultado, tem-se que as artes do vazio são justificadas como um fenômeno sui generis nas artes, e que sua significação é plenamente explicada pela semiótica peirciana. Embora levem aos limites a polissemia, as artes do vazio possuem sua objetividade garantida se interpretadas conforme a semiótica de Peirce e a hipótese de Hausman.
Resumo (inglês)
Starting from Lucy Lippard's observation of the dematerialization of arts in the twentieth century, that is, of the artists’ loss of interest in the physical evolution of the artwork, I take as an object of study a subclass of such phenomenon, distinguished by taking the complete dematerialization as the artistic object itself. These artistic proposals, here labeled as "Emptiness Arts", challenge our comprehension and characterization as they are not materially constituted in their exhibition. In this work, I offer a semiotic interpretation and an answer to these challenges. In the chapter 1, I'll restate its historical development and diversity throughout the twentieth century, and simultaneously offer some interpretative hypothesis. These will be properly discussed and analyzed, in their strengths and weakness, in the chapter 2. Then, chapter 3 will offer a separate interpretation for the dilemmas that emptiness arts offer to our comprehension, as they tend to deny some basic suppositions about the art phenomena, one that could put their interpretations into relativistic risk. For such, the semiotic theory of Charles S. Peirce will be presented. This theory, together with his phenomenology and realistic approach, will show itself fruitful in putting together an answer to such dilemmas. In this point, the roles that some constitutive elements play in a semiotic chain involving an emptiness art will be clarified, e.g., the contextual elements of an artistic show and the impact that a broken expectation towards the reception of the artwork can have. Latter, the emptiness arts will be evaluated following the framework offered by Carl R. Hausman's aesthetic cores thesis. As a main conclusion, we take that the emptiness arts are justified as a sui generis phenomena in Art, and its meaning is properly clarified by peircian semiotics. Even though they put the artistic polysemy to its limits, emptiness arts are sufficiently objective if interpreted in peircian semiotics and Hausman's thesis.
Descrição
Palavras-chave
Artes do vazio, Desmaterialização, Arte contemporânea, Semiótica de Charles S. Peirce, Teoria e crítica das artes, Emptiness arts, Dematerialization, Contemporary art, Charles S. Peirce' Semiotics, Theory and criticism of arts
Idioma
Português