Atributos de qualidade valorizados pelos consumidores de produtos agroalimentares em cadeias curtas de proximidade espacial

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Data

2019-04-30

Autores

Sousa, Éder Aparecido de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No passado a qualidade era percebida como atendimento a padrões, hoje quando falamos de qualidade, remetemos ao atendimento a vários atributos, muitas vezes subjetivos ao produto ou serviço. A produção de alimentos na atualidade é dominada por um sistema de produção que vem passando por uma série de questionamentos da sociedade pela perda de valores nutricionais, pelos problemas ambientais causados, pelos impactos econômicos para o pequeno produtor e pela falta de identificação clara de quem produz. Assim, a qualidade do alimento que até então tinha como sinônimo o atendimento a padrões, vem tomando um outro significado, atrelada a valores sociais, ambientais e de localização. Sendo assim, esse trabalho identificou e analisou os atributos de qualidade valorizados por consumidores que adquirem produtos em cadeias curtas de proximidade espacial, sendo o estudo direcionado a dois canais de comercialização específico, Lojas de Produtos Locais e Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA). Foi utilizado como suporte teórico, no que compete as motivações na aquisição de produtos agroalimentares em cadeias curtas, a teoria das convenções, especificamente as convenções da qualidade, uma vez que ela norteia a forma como o indivíduo toma decisão de compra nesses canais específicos. A coleta de dados foi realizada em lojas de produtos locais de São Paulo/SP e Botucatu/SP, além de CSA’s em diversas regiões do país, utilizando como metodologia uma abordagem quali-quanti. Na fase quantitativa, o uso da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC) foram necessárias para a validação da escala de atributos de qualidade de produtos agroalimentares em cadeias curtas. Já a abordagem qualitativa buscou identificar o perfil dos consumidores e caracterizar os canais de de comercialização pesquisados. Ao final, a pesquisa validou a escala, com algumas restrições, e identificou, por meio da estatística descritiva, o conjunto de atributos de qualidade valorizados pelos consumidores tais como amizade, respeito, desenvolvimento econômico local, informações de qualidade do produto, preservação da paisagem, tradições e costumes. A pesquisa também evidenciou, que os atributos de mercado foram pouco significativos para os consumidores dessas cadeias curtas e que a percepção da qualidade é considerada diferente entre os consumidores desses dois canais (lojas locais e CSA´s), para os constructos convenções cívica, formal e de mercado.
In the past quality was perceived as meeting standards, today when we speak of quality, we refer to the attendance of several attributes, often subjective to the products or services. Currently, food production is dominated by a production system that has undergone a series of societal questions about loss of nutritional values, environmental problems caused, economic impacts on smallholder, and lack of clear identification of who produces it. Thus, the quality of food, which until then had as synonymous the service to standards, has taken on another meaning linked to social, environmental and location values. In this way, this work identified and analyzed the quality attributes valued by consumers who buy products in short chains of spatial proximity, the study was directed to two specific marketing channels, Local Products Stores and Communities that Support Agriculture (CSA). The theory of conventions, specifically the conventions of quality, was used as a theoretical support, as it relates to motivations in acquisition of agri-food products in short chains, since it guides the way in which the individual makes purchasing decision in these specific channels. Data collection was carried out at local products stores in São Paulo / SP and Botucatu / SP, as well as CSAs in several regions of the country, using a qualitative-quantitative approach as methodology. In quantitative phase, the use of Exploratory Factor Analysis (EFA) and Confirmatory Factor Analysis (CFA) were necessary for the validation of scale of quality attributes of agri-food products in short chains. The qualitative approach sought to identify the profile of consumers and to characterize distribution channels surveyed. At the end, the research validated scale, with some restrictions, and identified, through descriptive statistics, the set of quality attributes such us friendship, respect, local economic development, product quality information, landscape preservation, traditions and mores. The research also showed that market attributes were not very significant for consumers of these short chains (local stores and CSA´s) and that perception of quality is considered different among the consumers of these two channels, for constructing civic, formal and market conventions.

Descrição

Palavras-chave

Qualidade, Cadeias curtas, Virada da qualidade, Enraizamento, Convenções, Short chains, Quality turn

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