O catador e sua carroça sonora: uma performance no cotidiano

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Data

2019-06-25

Autores

Steinberg, Mirian [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O trabalho realiza pesquisa na área de cartografia sonora. Tem a proposição de escutar a paisagem sonora da cidade de São Paulo, focando em um catador de resíduos sólidos recicláveis com sua carroça, com as vozes das narrativas e as situações criadas no seu entorno. Lucena, o catador, equipou sua carroça com diversos equipamentos sonoros e visuais, transformando em uma carroça multimídia. A carroça, além de carregar os materiais recicláveis, é também sua moradia. A pesquisa foi organizada e inspirada no formato do caleidoscópio, com três faces espelhadas que apresentam diferentes combinações dos aspectos observados: a) apresentação do catador e sua carroça sonora, b) questões do trabalho do catador e morador de rua, c) multiplicidade do objeto carroça como instrumento de trabalho, símbolo cultural, simbólico e artístico, permeados pelo modos de habitar dos moradores em situação de rua. Esses aspectos foram analisados no contexto de uma performance no cotidiano. Desdobrando em projetos artísticos elaborados como resultado na apresentação do trabalho final: a) projeto de vídeo caleidoscópio, b) performance com proposição, c) intervenções em fotografias e d) peças em cerâmicas. O caleidoscópio é um objeto e um brinquedo, um jogo de ver vários caquinhos coloridos, soltos, de diferentes tamanhos e formas dentro de um prisma triangular espelhado, através de um orifício, um visor em um dos lados do prisma. Ao girar o prisma, novas configurações desses caquinhos surgem criando formas novas e diversas. Ele é também um aparelho de física, para obter imagens em espelhos inclinados, e que a cada momento apresenta combinações variadas e interessantes. Nesse sentido os capítulos são denominados espelhos e por isso podem ser lidos de forma não sequencial e com combinações diversas entre si.
The present work achieves a research in the sound cartography area. It aims to listening to the soundscape of the city of São Paulo and it focus on a recyclable solid waste picker, its wagon and the voices of the narratives and situations created in their surroundings. Lucena, the scavenger, equipped his wagon with various sound and visual equipment, so it became a multimedia wagon. The wagon, in addition to carrying the recyclable materials, is also his home. This research was organized inspired by the kaleidoscope format, with three mirrored faces that present different combinations of the observed aspects: a) presentation of the collector and his sound carriage, b) questions about the work of the collector and the homeless person, c) multiplicity of the wagon object as an instrument of work, cultural and poetic symbol, permeated by the ways of inhabiting the homeless people. These aspects were analyzed in the context of a daily performance with the proposition of listening: the sound landscape, the narratives and the situations created in their surroundings. Departing in artistic projects elaborated as a result of the presentation of the final work: a) kaleidoscope video project, b) performance with proposition, c) interventions in photographs and d) ceramics pieces. The kaleidoscope is an object and a toy, a game of seeing several colorful, loose, colored pieces of different sizes and shapes inside a mirrored triangular prism through a hole, a display on one side of the prism. As the prism is rotated, new configurations of these pieces arise creating new and diverse shapes. It is a physics device to obtain images in inclined mirrors and that presents varied and interesting combinations in different moments. In this sense the chapters are called mirrors and so can be read non-sequentially and in different combinations.

Descrição

Palavras-chave

Performance, Escutas, Carroça sonora, Catador de resíduos sólidos, Cartografia sonora, Performance, Listen, Wagon sound, Recyclable solid waste picker, Sound cartography

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