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dc.contributor.advisorRomano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Mateus de Araújo [UNESP]
dc.date.accessioned2019-08-23T18:31:44Z
dc.date.available2019-08-23T18:31:44Z
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183291
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar a representação de masculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatro, a partir da análise crítica na perspectiva da poética cênica e sobre as personagens dos espetáculos Aquilo que o Meu Olhar Guardou para Você e Viúva, porém Honesta. Um dos mais atuantes coletivos da cena contemporânea pernambucana, o Magiluth é um fenômeno teatral recifense surgido no início dos anos 2000, em meio a um processo de transformações democráticas políticas, econômicas e culturais no Brasil, e cuja forma de produção artística está ligada à prática coletiva – que tem entre suas premissas o trabalho continuado de pesquisa de linguagem, relação profícua com o contexto social em que estão inseridos e a horizontalidade das funções criativas. Recorrendo a uma contextualização histórica da passagem dos anos 1990 para 2000, no Brasil, procurou-se pontuar anseios do período de surgimento do Magiluth como parte tanto de um movimento intelectual pernambucano quanto de um resgate de referências estéticas e conceituais anteriores – a exemplo do teatro de grupo em organização micropolítica (COLETTA, 2014; AGUIAR, 2008). A pesquisa abrangeu ainda a reflexão sobre alguns estudos de gênero, intercruzados com o teatro performativo (ROMANO, 2017; MOSTAÇO, 2009; FERNANDES, 2010), a história do movimento LGBT no Brasil (QUINALHA, 2017, 2019; TREVISAN, 2018; LOURO, 2008, 2016) e as identidades de gênero masculino (BENTO, 2015; CONNELL, 1987, 1995; MATHIEU, 1987). Como hipótese, avalia-se que, através das subjetividades dos atores-criadores, o grupo justapõe em cena práticas de diversos tipos de masculinidade, convivendo, assim, com um modelo hegemônico – no caso, de homem nordestino (ALBUQUERQUE JR., 2013) – e outras configurações subversivas, subordinadas e/ou críticas àquele padrão.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the masculinities representation in the scene of the Magiluth Group of Theater, from the critical analysis of the poetic scenic and the characters of the plays Aquilo que o Meu Olhar Guardou para Você and Viúva, porém Honesta. One of the most active collectives of the contemporary scene in Pernambuco, Magiluth is a Recife theater phenomenon that emerged in the early 2000s, amid a process of political, economic and cultural transformation in Brazil, whose artistic production is based on collective practices - which has among its premises the continuous work of language research, a fruitful relationship with the social context in which they are inserted and the horizontality of creative functions. Recalling the historical context from the 1990s to the 2000s in Brazil, we sought to point out the yearnings of the period of Magiluth's emergence as part of an intellectual movement in Pernambuco as well as a rescue of previous aesthetic and conceptual references - such as the micropolitical practices in theatrical groups (COLETTA, 2014; AGUIAR, 2008). The research also included the reflection on some gender studies intertwined with the performative theater (ROMANO, 2017; MOSTAÇO, 2009; FERNANDES, 2010), the history of the LGBT movement in Brazil (QUINALHA, 2017, 2019; TREVISAN, 2018; LOURO, 2008, 2016) and male identities (BENTO, 2015; CONNELL, 1987, 1995; MATHIEU, 1982). As a hypothesis, it is evaluated that through the subjectivities of the actors-creators, the group juxtaposes practices of different types of masculinity on the scene, thus living with a hegemonic model, in this case, of the Northeastern man (ALBUQUERQUE JR., 2013).en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectGrupo Magiluthpt
dc.subjectMasculinidadespt
dc.subjectHomem nordestinopt
dc.subjectTeatro de grupopt
dc.subjectMicropolíticapt
dc.subjectMagiluth Groupen
dc.subjectMasculinitiesen
dc.subjectNortheastern manen
dc.subjectGroup theateren
dc.subjectMicropoliticsen
dc.titleMasculinidades na cena do Grupo Magiluth de Teatropt
dc.title.alternativeMasculinities in the scene of the Magiluth Group of Theateren
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000919750
dc.identifier.capes33004013063P4
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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