Análise acústica da voz na performance teatral: o “formante do ator”

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-06-27

Autores

Adami, Maria Helena Milanez [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Quando o ator está em cena é necessário que no mínimo sua voz seja bem projeta e audível a plateia em sua Performance. O espectro médio de longo termo (Long Term Average Spectrum - LTAS) é um método que possibilita estudar os fatores mais estáveis da voz, como a sua qualidade. O termo "formante do ator" foi empregado para o pico de aproximadamente 3.5 kHz em projeção vocal desse espectro. Muitos estudos que identificaram esse formante em atores, não o fizeram com o ator atuando de fato em uma real performance, e sim com o ator estático, muitas vezes apenas lendo o texto. Pouco se tem relatado, na analise acústica, sobre a qualidade da voz quando o ator trabalha o corpo e voz juntos como no caso da maioria das performances teatrais. Sendo assim, esse estudo teve como objetivo analisar a voz acusticamente na performance teatral e entender se a mesma foi considerada uma variável significante para voz. Foi utilizado o LTAS como instrumento de quantificação para a análise acústica e a análise perceptivo-auditiva foi feita como forma de complementar os resultados. Os atores apresentaram o “formante do ator” em ambas as performances, sendo ele um pouco mais forte na performance em movimento.
Actors supposed to have a voice that, at least, can be well projected and audible when they are performing. The Long Term Average Spectrum (LTAS) has been used as a method to study the stabiles voices factors, as its quality. The term “actor’s formant” was used to an approximately 3.5 kHz peak in voice projection for this spectrum. Researchers that had found this formant didn’t use actors on action as in real theater Performance, but in a static position just reading the text. Nothing has been reported about the voice quality of actors when they are using movement body and voice at the same time, as they usually do in a real performance. Therefore, this study had as the mean objective the acoustic analyze of actor’s voice in theater performance and proves if it could be a considerable variability to the voice. LTAS was used as a quantification instrument. The perceptive-auditive analyses was used to support the results as well. The “actor’s formant” had showed increased in actors on action performance.

Descrição

Palavras-chave

Performance (Arte), Voz – Educação, Atores, Fonética acústica, Performance (Art), Voice – Education, Actors, Acoustic phonetica

Como citar