Análise de Viabilidade Econômica e Financeira no Ramo de Queijos para Inserção de Novos Produtos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-27

Autores

Possetti, Luiz Fernando

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Objetivo Esta pesquisa visa analisar a proposta para a introdução de um produto lácteo no mercado sobre o ponto de vista econômico e financeiro de uma empresa do setor. Metodologia / Procedimentos de Pesquisa É apresentado um estudo de caso único, tendo por base uma empresa do setor de lácteos atuando no estado de São Paulo com a possibilidade de inserção de um novo produto no mercado, analisando a viabilidade econômica e financeira do projeto, por meio de coletas de dados, utilizando entrevistas, visitas à empresa e análise aos documentos contábeis e gerenciais. Resultados e Discussões O estudo possibilita conhecer a viabilidade econômica e financeira do novo produto e seu posicionamento estratégico no mercado de atuação. Identificar os custos e despesas e conhecer toda a movimentação financeira são de extrema importância para o posicionamento estratégico da empresa garantindo a viabilidade do negócio. Implicações Gerenciais Demonstrar para a comunidade a importância de uma abordagem mais profunda para o uso de estratégia de investimento. A estratégia de inovação como fator de vantagem competitiva para pequenos negócios da agroindústria, realizando uma análise do negócio, do mercado e das finanças do empreendimento. Conclusões e Limitações da Pesquisa Para identificar a viabilidade de um produto inovador, é necessário mensurar o nível de incerteza, as variáveis probabilísticas para conhecer o futuro do investimento. O objetivo da pesquisa visa elaborar fluxo de caixa projetado com cenários pessimistas, conservador e otimistas; a utilização de técnicas de investimento: fluxo de caixa projetado, valor presente líquido, taxa interna de retorno, taxa interna de retorno modificada, payback, payback descontado, valor econômico adicionado e margem de valor agregado. Assim, com o conhecimento acumulado pelos empresários, e informações adquiridas possibilitam e devem corroborar para a avaliação do investimento. Originalidade O estudo propõe avaliar um projeto de inovação em uma empresa do setor de laticínios, permitindo com isto, produtos sejam eles novos ou incrementais determinantes para agregar valor econômico e financeiro.
Purpose This research aims to analyze the proposal for the introduction of a dairy product in the market on the economic and financial point of view of a company of the sector. Design/methodology A single case study is presented, based on a dairy company operating in the state of São Paulo with the possibility of insertion of a new product in the market, analyzing the economic and financial viability of the project, through data collection, using interviews, company visits and analysis of accounting and management documents Findings and Discussions The study makes it possible to know the economic and financial viability of the new product and its strategic positioning in the market. Identifying the costs and expenses and knowing all the financial movement are of extreme importance for the strategic positioning of the company guaranteeing the viability of the business. Management Implication Demonstrate to the community the importance of a deeper approach to the use of investment strategy. The innovation strategy as a competitive advantage factor for small agroindustry businesses, conducting an analysis of the business, market and finance of the enterprise. Conclusion and Research limitations To identify the viability of an innovative product, it is necessary to measure the level of uncertainty, the probabilistic variables to know the future of the investment. The objective of the research is to elaborate a projected cash flow with pessimistic, realistic and optimistic scenarios; the use of investment techniques: projected cash flow, net present value, internal rate of return and payback. Thus, with the knowledge accumulated by the entrepreneurs, and acquired information make possible and must corroborate for the evaluation of the investment. Originality The study proposes to evaluate an innovation project in a company of the dairy sector, allowing with this, products that are new or incremental determinants to add economic and financial value.

Descrição

Palavras-chave

Agronegócio, Viabilidade do negócio, Produtos incrementais, Produto lácteo, Investimento

Como citar