Publicação: Da Orquestra Universitária de Concertos à Osusp: a música esquecida da Universidade de São Paulo
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Autores
Orientador
Castagna, Paulo Augusto 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre duas orquestras da Universidade de São Paulo. A Orquestra Universitária de Concertos, criada em 1945, era um grupo amador, formado por professores, alunos e comunidade externa. Dirigida por León Kaniefsky, o grupo ligava-se diretamente à Reitoria. A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) iniciou atividades em 1975 sob a direção de Camargo Guarnieri, integrada exclusivamente por profissionais. Por meio de pesquisa documental em fontes primárias, em arquivos institucionais e pessoais, analisamos os objetivos e contextos de criação dos dois grupos. A base para o estudo foi a história da própria Universidade de São Paulo, onde sua criação e a Reforma Universitária de 1969 significaram pontos cruciais. Apesar de cada grupo pertencer a contextos distintos a posição institucional de ambos mostrou-se a mesma, sem compromissos didáticos e relacionados às estruturas centrais da Universidade.
Resumo (inglês)
The purpose of this dissertation is to understand the relationship between two orchestras maintained by the University of São Paulo. The Orquestra Universitária de Concertos (University Concert Orchestra), created in 1945, was an amateur ensemble formed by professors, students and the external community. Directed by León Kaniefsky, the group had direct ties to the Rectory. The Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Symphony Orchestra of the University of São Paulo – Osusp) began its activities in 1975 under the direction of Camargo Guarnieri; it was exclusively composed of professionals. This work presents an analysis carried out by documentary research on primary sources, especially institutional and personal archives, through which the objectives and contexts of the creation of the two groups were analyzed. The basis for the study was the history of the University of São Paulo itself, where its creation and the University Reform of 1969 meant crucial points. Although each group belongs to different contexts, the institutional position of both was the same, without didactic commitments and related to the central structures of the University.
Descrição
Palavras-chave
Orquestras, Orquestra Universitária de Concertos, León Kaniefsky, Osusp, Mozart Camargo Guarnieri, Universidade de São Paulo, Orchestras, Orquestra Universitária de Concertos, León Kaniefsky, Osusp, University of São Paulo, Camargo Guarnieri
Idioma
Português