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dc.contributor.advisorMartins, Carlos José [UNESP]
dc.contributor.authorSciascio, Jorge Henrique de Magalhães Sasso [UNESP]
dc.date.accessioned2019-11-11T14:05:07Z
dc.date.available2019-11-11T14:05:07Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191014
dc.description.abstractAs antigas artes marciais, sobretudo aquelas de origem japonesa, não possuem um acervo escrito que permita asseverar seguramente sua gênese. Seu conteúdo histórico ainda é transmitido de forma oral, por meio da “relação mestre-discipulo”, tal como no passado. Com o Karatê não é diferente, ainda que sua origem tenha se dado no arquipélago de Ryūkyū. Nesse contexto, essa narrativa que se inicia em Okinawa, passa pelas influências oriundas da China e Japão, segue pela escolarização, pela esportivização, pela chegada ao Brasil e pelas contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no alto rendimento foi amplamente apresentada. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo “Não Probabilística” e por “Tipicidade”, utilizando a escala do tipo “Likert” e o aplicativo de acesso remoto do tipo “SaaS”, o “Google Drive”. Com relação às tecnologias, os resultados revelaram que os professores/técnicos e atletas possuem pouco conhecimento das ferramentas - aplicativos e softwares – que podem contribuir em seus treinamentos, ainda que façam uso, em larga escala, das formas básicas da tecnologia. Existe, contudo, um desejo e uma expectativa considerável por novos conhecimentos que possam auxiliar no desempenhopt
dc.description.abstractThe ancient martial arts, especially those of Japanese origin, do not have a written collection that can safely assert its genesis. The historical content is still transmitted orally "master-disciple relationship" as in the past and with Karate is no different, although its origin happened in the archipelago gave Ryūkyū. In this context, a narrative that begins in Okinawa, passes through influences from China and Japan, followed by schoolarization, sportivization, arrival in Brazil and contributions of TIC in high performance were widely presented. The methodology used was qualitative, of the type "No Probabilistic" and "Typicity", using the "Likert" type scale, and the "SaaS" remote access application, Google Drive. Regarding technologies, the results revealed that teachers/coachs and athletes have a low knowledge of the tools - applications and software - that can contribute to their training, even if they use, in large scale, basic forms, however, there is a desire and a considerable expectation for new knowledge that may aid in performanceen
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectKaratêpt
dc.subjectTecnologiaspt
dc.subjectGênesept
dc.subjectEscolarizaçãopt
dc.subjectArtes marciaispt
dc.subjectTecnologiesen
dc.subjectGenesisen
dc.subjectSchoolarizationen
dc.subjectMartial artsen
dc.titleContribuições das tecnologias para o karatê brasileiro: aspectos da gênese, escolarização ao Brasil contemporâneopt
dc.title.alternativeContributions of technologies to Brazilian karate: Aspects of genesis, schooling until contemporary Brazilen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaTecnologias nas dinâmicas corporaispt
unesp.researchAreaTecnologias no karatêpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000926864
dc.identifier.capes33004137066P5
unesp.advisor.lattes5239427739133826[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-9255-1170[1]
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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