Design gráfico inclusivo para a terceira idade: análise dos elementos iconográficos e tipográficos

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Data

2019-12-13

Autores

Farias, Bruno Serviliano Santos

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Brasil é um país com um contingente de idosos de cerca de 30 milhões de pessoas, representando 15% da população. Este envelhecimento tende a se acentuar. A mudança do perfil social de uma população mais jovem para uma mais envelhecida gera novos desafios, tanto em políticas públicas quanto em projetos gráficos. Apesar de grandes avanços, o idoso brasileiro enfrenta vários problemas, tanto de ordem fisiológica quanto de ordem social. O primeiro se relaciona com o processo de envelhecimento e suas capacidades funcionais, em especial a sensorial. É comum, a partir dos 40 ou 50 anos, as pessoas apresentarem problemas visuais decorrentes do processo de envelhecimento, diminuindo a Acuidade Visual. O segundo se relaciona com a organização da sociedade. Um dos principais problemas dos idosos brasileiros é a escolaridade, que impacta a Qualidade de Vida. Muitos projetos tentam compensar os efeitos negativos do envelhecimento. Um deles é a Universidade para a Terceira Idade que é um ambiente com atividades relacionadas à Qualidade de Vida, fornecendo informações sobre o envelhecimento saudável. Um dos principais artefatos empregados nessas instituições são os materiais didáticos que servem de apoio ao aprendizado. Se não forem planejados adequadamente, os problemas fisiológicos e sociais tornarão esses artefatos excludentes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os elementos tipográficos e iconográficos empregados em materiais didáticos das Universidades para a Terceira Idade e apontar quais as principais características para produzir artefatos inclusivos. Para tal, foi realizada uma série de pesquisas: exploratória, para compreender as dificuldades dos alunos nas Universidades para a Terceira Idade; bibliográfica, para conhecer o estado da arte sobre os elementos gráficos inclusivos; experimental, para avaliar e analisar as características mais adequadas para esse público. Os resultados apontam que: a escolaridade interfere na percepção e compreensão, as tipografias com traços com pouca modulação e com elementos de diferenciação são mais eficientes e que a percepção de cores é a primeira comprometida pelo processo de envelhecimento.
Brazil is a country with an elderly contingent of about 30 million people, representing 15% of the population. This aging tends to accentuate. Changing the social profile, from a younger population to a more aged one, creates new challenges, both in public policies and in graphic projects. Despite great advances, the Brazilian elderly face several problems, both physiologically and socially. The first relates to the aging process and its functional capacities, especially sensory. It is common, from the 40 or 50 years, for people to present visual problems arising from the aging process, decreasing visual acuity. The second is related to the organization of society. One of the main problems of the Brazilian elderly is the education level that reduces Quality of Life. Many projects try to compensate for the negative effects of aging. One is the University for the Elderly, which is an environment with activities related to Quality of Life, providing information on healthy aging. One of the main artifacts used in these institutions is the teaching materials that support learning. If they are not planned, the physiological and social problems will make these artifacts exclusive. In this sense, the objective of this study is to analyze the typographic and iconographic elements used in didactic materials of the Universities for the Third Age and to point out the main characteristics to produce inclusive artifacts. To do so, a series of researches was carried out: exploratory, to understand the difficulties of students in the Universities for the Third Age; bibliographical, to know the state of the art on the inclusive graphic elements; and experimental, to evaluate and analyze the most appropriate characteristics for this audience. The results show that: education interferes with perception and comprehension, typographies with little modulation and differentiation elements are more efficient, and that colors are the first compromised by the aging process

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Palavras-chave

Design, Inclusão, Terceira idade, Tipografia, Iconografia, Inclusion, Third age, Typography, Iconography

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