Serviço social e trabalho: uma análise do processo de formação profissional em serviço social da Universidade Federal do Triângulo mineiro (UFTM)
Carregando...
Data
Orientador
Lima, Maria José de Oliveira 

Coorientador
Pós-graduação
Serviço Social - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem como tema central Trabalho e Serviço Social. O estudo se orienta a partir da análise da apreensão da categoria Trabalho pelos egressos do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem como objetivo geral compreender e analisar a materialização da categoria teórica Trabalho no processo de formação dos egressos do curso de Serviço Social da UFTM a partir do exercício profissional dos mesmos. A pesquisa partiu do pressuposto de que há a compreensão por parte dos egressos da relevância e centralidade da categoria teórica trabalho no processo de formação e, que reflete diretamente no exercício profissional. O recorte temporal para o desenvolvimento desta pesquisa deu-se a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 proposta pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Constitui-se como universo da pesquisa todos os egressos do Curso de Serviço Social da UFTM, considerando que desde a criação do curso (2009) até o momento do ingresso da pesquisadora no curso de Pós-Graduação (2017/2) formaram-se nove turmas. A investigação foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas, documental e de campo. A pesquisa documental realizou-se pelas consultas ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social da UFTM. O processo de apreensão de dados deu-se por meio da realização da aplicação de roteiro de perguntas e entrevistas aplicados aos sujeitos selecionados nessa investigação. Fundamenta-se este estudo a partir do método histórico dialético e por meio da abordagem qualitativa da pesquisa. A análise dos dados possibilitou o entendimento da compreensão sobre da categoria teórica trabalho no exercício profissional, articulada às dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa do trabalho profissional, a partir do discurso dos egressos.
Resumo (inglês)
This research has as central theme Work and Social Service. The study is based on the analysis of the apprehension of the Work category by the graduates of the Social Service course at the Federal University of the Triangulo Mineiro (UFTM). Its general objective is to understand and analyze the materialization of the theoretical category Work in the graduation process of graduates of the course of Social Service of the UFTM from the professional exercise of them. The research started from the assumption that there is an understanding by the graduates of the relevance and centrality of the theoretical category Work in the training process and that reflects directly in the professional exercise. The time frame for the development of this research was based on the 1996 Curricular Guidelines proposed by the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Service (ABEPSS). All the graduates of the UFTM Social Service Course are constituted as the research universe. since the creation of the course (2009) until the moment of entry of the researcher in the postgraduate course (2017/2), nine classes graduated. The research was carried out through bibliographical, documentary and field research. The documentary research was carried out through consultations in the Pedagogical Political Project of the UFTM Social Service Course. The process of data apprehension was done through the implementation of a script of questions and interviews applied to the subjects selected in this investigation. This study is based on the dialectical historical method and through the qualitative approach of the research. The analysis of the data allowed the understanding of the comprehension of the theoretical category Work in the professional exercise, articulated to the ethical-political, theoreticalmethodological and technical- operative dimensions of professional work, based on the graduate’s discourse.
Descrição
Palavras-chave
Serviço social, Trabalho, Formação profissional, Social service, Work, Professional formation
Idioma
Português