História da Ciência e livro didático: Robert Boyle e o PNLD 2018-2020

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-18

Orientador

Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro
Júnior, José Bento Suart

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Normalmente, ensinar Química tem se tornado uma tarefa difícil, pois por se tratar de uma Ciência abstrata, muitos alunos não compreendem como ocorrem os fenômenos e geralmente possuem concepções distorcidas quanto à Natureza da Ciência (NdC), construindo modelos explicativos inadequados. Dessa forma, a busca por alternativas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem são inúmeras, e uma delas, bastante apontada na literatura, é o uso da História da Ciência (HC). A abordagem da HC no ensino pode colaborar para a melhor compreensão de como a Ciência é produzida, pois abordam-se as relações que existiram em diversos contextos históricos, além de apontar os fatos e acontecimentos que influenciaram cientistas ao longo dos anos para chegarem às suas teorias, leis e conquistas diversas. Porém, infelizmente, o instrumento mais utilizado pelo professor, o livro didático (LD), não apresenta tais informações de forma adequada e traz a imagem do cientista como “gênio infalível”, sem contextualizar o que cada um deles buscava ao efetuar um experimento, ou quais seriam as relações entre Ciência e Sociedade naquele momento histórico. Essa falha, apresentada na maioria dos LD, é preocupante, uma vez que promove deformações acerca das concepções sobre a NdC, ou até mesmo agrava uma deformação já existente. O LD possui um papel essencial na vida do professor, sendo o material mais acessível a ele, portanto, se tivermos um material de qualidade, consequentemente teremos uma possível melhoria na qualidade da aprendizagem. Pensando nisso, foram selecionadas para análise as contribuições de uma das mais importantes personalidades da Química, Robert Boyle, que muitas vezes é apresentado de forma deficiente nos LD que utilizam uma abordagem histórica inadequada. Buscamos, então, pesquisar como Boyle é apresentado nos LD de Química do PNLD e como poderíamos melhorar tal abordagem a partir de um breve texto histórico do cientista, desconstruindo visões distorcidas sobre a NdC presentes nestes materiais. A metodologia utilizada foi uma análise documental e bibliográfica para elaboração do texto histórico sobre as contribuições de Boyle e, posteriormente, comparou-se os elementos presentes no texto histórico com as abordagens históricas nos respectivos LD. Os resultados obtidos apontam que os seis LD analisados trazem descrições totalmente diferentes, apresentam contribuições importantes e, ao mesmo tempo, ignoram as reais contribuições de Boyle. Finalizando, concluímos que o texto elaborado que retrata as contribuições desse cientista pode ser utilizado para auxiliar o professor na abordagem histórica acerca de suas contribuições que, nos livros, limitam-se à Lei de Boyle.

Resumo (português)

Teaching chemistry has often become a difficult task, because as it is an abstract science, many students do not understand how phenomena occur and generally have misconceptions about the nature of science (NoS), building inadequate explanatory models. Thus, the search for alternatives that help the teaching-learning process are numerous, and one of them, quite pointed in the literature is the use of the History of Science (HC). The use of HC in teaching can contribute to a better understanding of how science is produced, as it addresses the relationships that existed in various historical contexts, as well as pointing out the facts and events that have influenced scientists over the years to come to fruition, it’s theories, laws, and diverse achievements. Unfortunately, however, the most used instrument by the teacher, the textbook (TB), does not present such information adequately, and bring the image of the scientist as "infallible genius", without contextualizing what each of them sought when performing an experiment. , or what would be the relations between Science and Society that were taking place at that historical moment. This flaw in most TB is worrying because it promotes deformations about the conceptions of NoS, or even aggravates an existing deformation. The TB has an essential role in the teacher's life, and is the most accessible material for them, so if we have quality material, consequently we will have a possible improvement in the quality of learning. With that in mind, was selected to analyze the contributions of one of Chemistry's most important personalities, Robert Boyle, who is often poorly presented in TB using an inadequate historical approach. We then sought to research how Boyle is presented in the PNLD Chemistry TB, and how we could improve such an approach from a brief historiography of the scientist, deconstructing distorted views on NoS present in these materials. The methodology used was a documentary and bibliographical analysis, for the elaboration of the historiography about Boyle's contributions, and later, the elements present in the historiography were compared with the historical approaches in the respective TB. The results show that the six analyzed TB bring totally different descriptions, make important contributions, and at the same time ignore the real contributions of Boyle. In conclusion, we conclude that the historiography that portrays the contributions of this scientist can be used to assist the professor in the historical approach to his contributions, which in books is limited to Boyle's Law.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores