Compreendendo formação de professores no âmbito do Modelo dos Campos Semânticos

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Data

2020-02-13

Orientador

Bicudo, Maria Aparecida Viggiani

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa teve por objetivo elaborar compreensões acerca de que modo um projeto de formação de professores pode ser produzido considerando trabalhos que tomam o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico no período de 1992 a 2012. A partir dos trabalhos tomados como significativos buscou-se problematizar a constituição do modelo teórico destacando as premissas que, segundo nossa compreensão, sustentam o projeto de formação aqui evidenciado. Assim, situados na plausibilidade da leitura que produzimos, em um movimento de estabelecer a coerência entre o que afirmamos e os textos analisados, dois ensaios foram constituídos objetivando uma resposta a nossa questão de pesquisa. Nesses ensaios são tratados temas como: as noções nucleares de um Modelo Didático dos Campos Semânticos; e as possibilidades do Modelo dos Campos Semânticos dar sustentação à discussões no âmbito da Filosofia da Educação Matemática. Além desses ensaios, apresentados na quarta seção, são abordados nas demais seções temas como a Leitura Plausível como método de análise; as noções “interação”, “conhecimento”, “diferença”, “estranhamento” e “descentramento” e relações possíveis entre o modo como elas são mobilizadas no Modelo dos Campos Semânticos e pelos autores citados nos trabalhos que analisamos.

Resumo (inglês)

This research aimed to elaborate understandings about how a teacher education project can be produced considering works that take the Model of Semantic Fields as a theoretical reference from 1992 to 2012. From the works taken as significant, the constitution of the theoretical model was questioned and highlighted the premises that, according to our understanding, support the formation project evidenced here. Thus, situated in the plausibility of the reading we produce, in a movement to establish coherence between what the researcher said and the texts analyzed, two essays were constituted aiming at an answer to our research question. These essays deal with topics such as the nuclear notions of a Didactic Model of Semantic Fields; and the possibilities of the Model of Semantic Fields to support discussions within the Philosophy of Mathematical Education. In addition to these essays, presented in the fourth section, the other sections deal with topics such as Plausible Reading as a method of analysis; the notions “interaction”, “knowledge”, “difference”, “estranhamento” – as in Brecht’s concept of “alienation” (verfremdung) – and “descentramento” – an attitude to the interaction situation that helps read the other without naturalizing him – and possible relations between the way they are mobilized in the Model of Semantic Fields and by the authors quoted in the works we analyzed.

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Português

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