Logotipo do repositório
 

Publicação:
De Chocolat: um Griot à brasileira: o mais puro cacau da Bahia contando histórias na República do Café com Leite

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Fonseca, Dagoberto José

Coorientador

Pós-graduação

Ciências Sociais - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O final do século XIX e o começo do século XX é um período de intensa e diversa produção cultural decorrente das sucessivas mudanças que aconteciam não só no Brasil, mas em todo o mundo. Havia um processo de construção e afirmação de identidades e de reconstrução de hierarquias sociais que haviam ruído com a abolição do escravismo. Muitos desses movimentos culturais, principalmente os de agência de negros libertos, sofreram sucessivas tentativas de apagamento por terem caráter popular, ou seja, não se enquadrarem em um modelo europeu-ocidental reformador de costumes. É de um desses movimentos, mais especificamente de uma figura atuante na cena cultural do início do século XX que essa pesquisa irá erguer a voz. O nome artístico dele era De Chocolat, fundador da primeira companhia de teatro do Brasil composta apenas por negros, a Companhia Negra de Revista. Ele produz um teatro com uma importante função social. Utiliza-se de ferramentas populares como a música, a oralidade, a dança, os improvisos, os chistes, as anedotas para fazer críticas à sociedade da época. Essa dissertação terá como elemento central o fac-símile da primeira peça encenada por De Chocolat e sua companhia, intitulada “Tudo Preto”. É através desse material que será visto, que assim como um griot africano – que são intermediadores sociais e guardadores das histórias de seu povo – De Chocolat usará as populares Revistas Teatrais para contar a história da construção da identidade negra no Brasil tangenciando assuntos como a mulher negra, o racismo, religiosidade, brasilidade, comunidades, relações interraciais, classes sociais etc. De Chocolat usa sua arte (e sua vida também, pois elas não se diferenciam) para dialogar com quem ele realmente gostaria de dialogar e contar aos negros recém-libertos e às classes baixas as lutas que teriam de travar.

Resumo (inglês)

The end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century is a period of intense and diverse cultural production resulting from successive changes that took place not only in Brazil, but also around the world. There was a process of building and affirming identities and rebuilding social hierarchies that had broken with the abolition of slavery. Many of these cultural movements, especially those of freed black agencies, have suffered successive attempts to erase because they are popular in nature that is not fitting into a Western-European customs reformer. It is from one of these movements, more specifically of an active figure in the cultural scene of the early twentieth century that this research will raise the voice. His stage name was De Chocolat, founder of Brazil's first black theater company, Black Company of Magazines. He produces a theater with an important social function. It uses popular tools such as music, orality, dance, improvisations, jokes, anecdotes to criticize the society of the time. This dissertation will have as its central element the facsimile of the first play staged by De Chocolat and his company, entitled "All black". It is through this material that he will be seen, as well as an African griot – who are social mediators and keepers of the stories of his people – De Chocolat will use the popular Theatre of Magazines to tell the story of the construction of black identity in Brazil such as black women, racism, religiosity, Brazilianness, communities, interracial relations, social classes etc. De Chocolat uses his art (and his life too, as they are not different) to dialogue with those he really wants to and to tell the newly freed blacks and the lower classes the struggles they would have to fight.

Descrição

Palavras-chave

Teatro de Revista, Theatre of Magazines, Cultura popular, Oralidade, Identidade, Escravização, Popular culture, Orality, Identity, Enslavement

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação