Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diálogos entre Heleieth I. B. Saffioti e Daniil B. Elkonin: uma contribuição à análise histórico-cultural da idade pré-escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pasqualini, Juliana Campregher

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa promove o encontro de dois grandes autores, Heleieth Saffioti e Daniil Elkonin, uma socióloga brasileira e um psicólogo soviético, tecendo diálogos em torno da necessidade da incorporação da crítica feminista marxista pela psicologia histórico-cultural. Tal teoria psicológica desde sua origem se constituiu como uma ciência marxista – porque não desconsiderou as contradições das classes sociais e a exploração de uma sobre a outra no regime capitalista. Além disso, se propôs a análise materialista histórico e dialética dos indivíduos a fim de atingir o complexo fenômeno do desenvolvimento psicológico a partir da concreticidade da vida em sociedade. O mote desse estudo foi a perspectiva de que essa ciência explicitamente herdeira da tradição marxista possa também reivindicar-se – e constituir-se como – ciência feminista, abrangendo, em suas análises e formulações, a organização de gênero (e de raça) na sociedade patriarcal-capitalista, que descreve uma relação social concreta de dominaçãoexploração entre homens e mulheres. O objetivo geral que guiou a investigação foi explorar possibilidades de aproximação entre a psicologia histórico-cultural do desenvolvimento e o feminismo marxista de Heleieth Saffioti, focalizando a teorização de Daniil Elkonin sobre a idade pré-escolar. Para tanto, foram delineados como objetivos específicos: i) identificar implicações do feminismo marxista para o estudo do desenvolvimento infantil na idade préescolar; ii) identificar conceitos e categorias que possam operar como mediadores na relação entre psicologia histórico-cultural e feminismo marxista; iii) colocar em evidência as relações (patriarcais) de gênero como conteúdo da consciência na idade pré-escolar. O estudo teóricobibliográfico de obras de Saffioti, Elkonin e autores correlatos do feminismo e da psicologia histórico-cultural apontou para a possibilidade de uma análise histórico-cultural sobre a infância pré-escolar concreta a partir dos conceitos de desenvolvimento humano, consciência-atividade, papéis sociais, nó das contradições gênero-classe-raça, patriarcado e produção-reprodução social. Quando as crianças representam as relações sociais na idade pré-escolar, especialmente na brincadeira de papéis, são flagrantes as determinações de gênero, o que nos oferece uma ferramenta de análise para a formação da sua consciência sobre os significados das relações sociais e a construção de seus valores sociais. Derivamos das conclusões da pesquisa implicações para a educação que se comprometa com a ética feminista marxista, isto é, uma prática social que desenvolva com as crianças pequenas valores anti-patriarcais, antirracistas e anticapitalistas.

Resumo (inglês)

This research promotes the meeting of two great authors, Heleieth Saffioti and Daniil Elkonin, a Brazilian sociologist and a Soviet psychologist, weaving dialogues around the need to incorporate Marxist feminist criticism into historical-cultural psychology. Such a psychological theory since its origin was constituted as a Marxist science – because it did not disregard the contradictions of the social classes and the exploitation of one over the other in the capitalist regime. In addition, a historical and dialectical materialistic analysis of individuals was proposed in order to achieve the complex phenomenon of psychological development based on the concreteness of life in society. The motto of this study was the perspective that this science explicitly heir to the Marxist tradition can also claim – and constitute itself – feminist science, encompassing, in its analyzes and formulations, the organization of gender (and race) in society patriarchal-capitalist, which describes a concrete social relationship of domination-exploitation between men and women. The general objective that guided the investigation was to explore possibilities of approximation between the historical-cultural developmental psychology and the Marxist feminism of Heleieth Saffioti, focusing on Daniil Elkonin's theorization about preschool age. Therefore, the following objectives were outlined: i) to identify implications of Marxist feminism for the study of child development in pre-school age; ii) to identify concepts and categories that can operate as mediators in the relationship between historical-cultural psychology and Marxist feminism; iii) highlighting (patriarchal) genderrelations as a content of consciousness in pre-school age. The theoretical-bibliographical study of works by Saffioti, Elkonin and related authors of feminism and historical-cultural psychology pointed to the possibility of a historical-cultural analysis of concrete preschool childhood based on the concepts of human development, activity-consciousness, social roles, node of gender-race-class contradictions and social production-reproduction. When children represent social relationships in pre-school age, especially role play, gender determinations are expressly identified, what offers an analysis tool for the formation of their consciousness about the meanings of social relationships and the construction of their social values. We derive from the research conclusions implications for education, that commits to Marxist feminist ethics, that is, a social practice that develops anti-patriarchal, anti-racist and anti-capitalist values with children.

Resumo (espanhol)

Esta investigación promueve el encuentro de dos grandes autores, Heleieth Saffioti y Daniil Elkonin, una socióloga brasileña y uno psicólogo soviético, tejiendo diálogos en torno a la necesidad de incorporar la crítica feminista marxista en la psicología histórico-cultural. Tal teoría psicológica desde su origen se constituyó como una ciencia marxista, porque no ignoraste las contradicciones de las clases sociales y la explotación de una sobre la otra en el régimen capitalista. Además, se propuso un análisis materialista histórico y dialéctico de los individuos para lograr el complejo fenómeno del desarrollo psicológico basado en la concreción de la vida en sociedad. El lema de este estudio fue la perspectiva de que esta ciencia explícitamente heredera de la tradición marxista también puede reclamar, y constituirse a sí misma, como ciencia feminista, que abarca, en sus análisis y formulaciones, la organización del género (y la raza) en la sociedad patriarcal-capitalista, que describe una relación social concreta de dominación-explotación entre hombres y mujeres. El objetivo general que guió la investigación fue explorar las posibilidades de aproximación entre la psicología del desarrollo históricocultural y el feminismo marxista de Heleieth Saffioti, centrándose en la teorización de Daniil Elkonin sobre la edad preescolar. Por lo tanto, se delinearon los siguientes objetivos: i) identificar las implicaciones del feminismo marxista para el estudio del desarrollo infantil en la edad preescolar; ii) identificar conceptos y categorías que pueden operar como mediadores en la relación entre la psicología histórico-cultural y el feminismo marxista; iii) destacar las relaciones de género (patriarcales) como contenido de la conciencia en la edad preescolar. El estudio teórico-bibliográfico de trabajos de Saffioti, Elkonin y autores relacionados del feminismo y la psicología histórico-cultural señaló la posibilidad de un análisis históricocultural de la infancia preescolar concreta basada en los conceptos de desarrollo humano, conciencia-actividad, roles sociales, nodo de contradicciones género-clase-raza, patriarcado y producción-reproducción social. Cuando los niños representan relaciones sociales en edad preescolar, especialmente cuando juegan roles, las determinaciones de género son sorprendentes, lo que nos ofrece una herramienta de análisis para la formación de su conciencia sobre los significados de las relaciones sociales y la construcción de sus valores sociales. Derivamos de las conclusiones de la investigación sobre las implicaciones para la educación que está comprometida con la ética marxista feminista, es decir, una práctica social que desarrolla valores antipatriarcales, antirracistas y anticapitalistas con los niños.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia histórico-cultural, Feminismo marxista, Heleieth Saffioti, Daniil Elkonin, Desenvolvimento infantil, Brincadeira de papéis, Idade pré-escolar, Historical-cultural psychology, Marxist-feminism, Child development, Role-playing, Preschool age, Psicología histórico-cultural, Feminismo-marxista, Desarrollo infantil, Juego protagonizado, Edad preescolar

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação