A influência do outrem no trabalho do professor: conflitos e poder de (não)agir

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-01-24

Autores

Lima, Angélica Hernandes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a dimensão interpessoal do trabalho de uma professora de língua portuguesa de escola pública a fim de averiguar as influências das relações entre a professora e os outros no agir da docente. Para isso: (i) analisamos a relação entre a docente e os agentes com quem interage diretamente em situação de trabalho, identificando, primeiramente, todos os agentes envolvidos e, em seguida, verificando as interpretações que a professora faz sobre o agir dos outros e sobre seu próprio agir; (ii) investigamos os conflitos e os agentes presentes nos temas escolhidos durante as entrevistas individuais com a docente para serem levados ao coletivo de trabalho; e (iii) analisamos os resultados oriundos das relações entre a docente e os agentes envolvidos e suas influências no agir da professora. Este trabalho, de cunho qualitativo, assume o quadro teórico-metodológico adotado pelo grupo ALTERCNPq (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) as quais se fundamentam no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO e BRONCKART, 2009), na Clínica da Atividade (CLOT, 2006a, 2006b 2010; 2015; CLOT et al. 2011; CLOT e GOLLAC, 2017) e na Ergonomia da Atividade Francesa (AMIGUES, 2004; FAÏTA, 2004). O estudo também recorre aos estudos de Canguilhem (1943/2009) sobre saúde e aos aportes da Clínica da Atividade e da Psicopatologia do Trabalho (LE GUILLANT, 2006) para interpretar os resultados das análises realizadas e refletir sobre o agir da professora. Os dados advêm de duas seções de Autoconfrontação Simples, de duas seções de Autoconfrontação Cruzada e de uma entrevista inicial realizada com a professora. Em relação ao quadro de análise desenvolvido pelo ISD (BRONCKART,1999) e ampliado por Bronckart e Machado (2009), debruçamonos, principalmente, nos tipos de discurso, nos mecanismos enunciativos e nas figuras de ação. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar: a existência de uma rede de relacionamentos que transcendem a comunidade escolar; a presença de outros interiorizados que regulam o agir da professora e que revelam aspectos da dimensão pessoal do trabalho docente; as relações eu/outrem que, imbuídas de conflitos, exercem influências tanto no poder de agir (tal como em sua amputação) da professora como também na mudança da perspectiva da profissional quanto ao seu objeto de trabalho, o qual varia conforme o contexto de ensino. Os resultados também permitiram identificar que os mecanismos defensivos utilizadas pela docente para tentar blindar o adoecimento psíquico e sobreviver no e ao exercício da profissão ocasionaram efeitos perversos na trabalhadora que está sendo conduzida a um caminho cujo fim é o adoecimento profissional.
This study’s main aim is to analyze the interpersonal dimension of a public school Portuguese teacher’s work, in order to examine the influences of the relations between the teacher and the Others in her acting. In order to do so: (i) we analyzed the relation between the teacher and the agents with whom she interacts at work, by identifying, firstly, all the agents involved and, then, by verifying the interpretations that a teacher makes about the Others’ acting and her own acting; (ii) we investigated the conflicts and the agents present in the topics chosen in the one-to-one interviews conducted with the teacher, which were meant to be later discussed with the work collective; and (iii) we analyzed the results from the relations between the teacher and the agents involved, as well as their influences on the teacher’s acting. This qualitative study adopts the theoretical and methodological approach developed by the group ALTER-CNPq (Analysis of Language, Educational Work and their Relations), which is based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO and BRONCKART, 2009), on the Activity Clinic (CLOT, 2006a, 2006b, 2010; 2015; CLOT et al. 2011, CLOT and GOLLAC, 2017) and on the French Activity Ergonomics (AMIGUES, 2004; FAÏTA, 2004). This study also resorts to the theoretical framework of Canguilhem’s heath studies (1943/2009), of the Activity Clinic and of the Psychopathology of Work (LE GUILLANT, 2006) to interpret the results of the analyses conducted and to reflect upon the teacher’s acting. The data had come from two Self-confrontation interviews, two Cross-self interviews and one initial interview with the teacher. Regarding the analysis framework developed by ISD (BRONCKART, 1999) and expanded by Bronckart and Machado (2009), we focused mainly on types of discourse, enunciative mechanisms and action figures. By analyzing the data, it was possible to identify and understand: the existence of a network of relationships that transcend the school community; the internalized Others that regulate the teacher’s acting and reveal aspects of the personal and transpersonal dimensions of the teacher’s work; the relations between the Self and the Other that, impregnated with conflicts, exert influence on the teacher’s power of acting (such as on her amputation) as well as on the teacher’s shift of perspective regarding her object of work, which varies according to the teaching context. The results also allowed us to identify the defensive strategies adopted by the teacher as mechanisms for shielding her from falling psychically sick and for surviving in the practice of her profession as well as surviving the practice of her profession. These strategies provoked pervasive effects on the worker, who seems to be led to a path whose probable end is to fall sick within her profession.
Cette recherche a pour but d’analyser la dimension interpersonnelle du travail d’une enseignante de langue portugaise, travailleuse dans le réseau public d’enseignement de l’état de São Paulo, pour vérifier les influences des relations entre l’enseignante et l’autrui dans son agir. Pour cela : (i) nous avons analysé la relation entre l’enseignante et les agents avec lesquels elle interagit en situation de travail, en identifiant, premièrement, tous les agents concernés et, ensuite, en vérifiant les interprétations que l’enseignante fait sur l’agir de l’autrui et sur son propre agir ; (ii) nous avons examiné les conflits et les agents présents dans les thèmes choisis pendant les enquêtes individuelles faites avec l’enseignante qui ont été mené au collectif de travail; et (iii) nous avons analysé les résultats issus des relations entre l’enseignante et les agents concernés et les influences de ces résultats à l’agir de l’enseignante. De cette façon, cette recherche qualitative prend en compte les prémisses théoriques et méthodologiques adoptées par le groupe ALTER-CNPq (Analyse du Langage, du Travail Éducationnel et de ses Relations) qui sont fondées sur l’Interactionnisme Socio-discursif (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; MACHADO et BRONCKART, 2009), sur la Clinique de l’Activité (CLOT, 2006a, 2006b, 2010, 2015; CLOT et al. 2011, CLOT et GOLLAC, 2017) et sur l’Ergonomie de l’Activité francophone (AMIGUES, 2004; FAÏTA, 2004). Cette étude fait également appel aux apports théoriques de Canguilhem (1943/2009) sur la santé et de la Psychopathologie du Travail (LE GUILLANT, 2006)pour interpréter les résultats des analyses et pour réfléchir sur l’agir de l’enseignante. Les données proviennent de deux entretiens d’autoconfrontation, deux entretiens d’autoconfrontation croisée et d’un entretien initial réalisé avec l’enseignante. Par rapport le cadre théorique proposé par l’ISD (BRONCKART, 1999) et après par Bronckart et Machado (2009), nous nous concentrons principalement sur les types de discours, les mécanismes énonciatifs et les figures d’action. Au moyen de l’analyse des données, il est possible d’observer l’existence d’un réseau de relations qui transcendent la communauté scolaire; que les autres intériorisés règlent l’agir de l’enseignante et révèlent des aspects de la dimensions personnelle et la dimension transpersonnelle du travail enseignant; que les relations professeur/autrui, pleines de conflits, exercent des influences à la fois sur le pouvoir d’agir de l’enseignante (et sur son amputation aussi) ainsi que dans le changement de son point de vue par rapport à son objet de travail, lequel varie selon le contexte d’enseignement. Les résultats permettent aussi d’observer l’adoption de stratégies défensives utilisées par l’enseignante comme mécanismes pour essayer de se protéger des maladies psychiques et pour essayer de survivre dans et à l’exercice de la profession. Ces stratégies ont entraîné des effets pervers dans l’enseignante qui semble être conduite par un chemin que l’emmène à la maladie professionnelle.

Descrição

Palavras-chave

Trabalho docente, Conflitos no trabalho docente, Dimensão interpessoal do trabalho docente, Amputação do poder de agir, Teacher work, Conflicts in teacher work, Interpersonal dimension in teacher work, Amputation of the power of acting, Travail enseignant, Conflits dans le travail enseignant, Dimension interpersonnelle du travail enseignant, Amputation du pourvoir d’agir

Como citar