Tecnologias digitais na educação matemática com jovens e adultos: um olhar para o CIEJA/Campo Limpo

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Data

2020-04-16

Orientador

Malheiros, Ana Paula dos Santos

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa visa compreender como se constitui a Educação Matemática com Jovens e Adultos permeada pelas Tecnologias Digitais. Este trabalho se fundamenta na teoria de Paulo Freire, além de se apoiar no constructo teórico “seres-humanos-com-mídias”, o qual ressalta o papel das mídias na produção de conhecimento e propõe que este é produzido por um coletivo de “humanos-com-mídias”. Para desenvolvê-la, utiliza uma abordagem qualitativa e os dados foram produzidos a partir de duas turmas da área de conhecimento Ensaios Lógicos e Artísticos, que abrangem as disciplinas Matemática e Artes, no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)/Campo Limpo, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo-SP. Os registros foram produzidos por meio das transcrições de entrevistas realizadas com coordenadores, educadores e educandos, das filmagens das aulas e das reuniões dos educadores, além de anotações em diário de campo. O estudo foi organizado em formato híbrido, composto por cartas, que foram direcionadas para pessoas que estabeleceram um diálogo com o autor no desenvolvimento da pesquisa, e outros textos. A partir da análise dos dados, emergiram duas categorias de discussão: “As Tecnologias Digitais que permeiam a sala de aula” e “Atividades matemáticas com Tecnologias Digitais”. Os resultados apresentaram que o contexto do CIEJA/Campo Limpo incorporou as diferentes tecnologias (smartphones, calculadora, internet etc.) nas práticas desenvolvidas tantos pelos educadores quanto educandos, utilizando-as de maneira natural, e não de forma esporádica, em atividades pontuais. Essa perspectiva permitiu que essas diferentes tecnologias modificassem a dinâmica da sala de aula e a produção do conhecimento matemático, o que possibilitou que o ambiente das aulas se transformasse em um cenário de investigação matemática, no qual o coletivo de “educadores-educandos-tecnologia” busca por possíveis e diversificadas soluções.

Resumo (inglês)

This research aims to understand how Mathematics Education with Youth and Adults is permeated by Digital Technologies. This work is based on Paulo Freire's theory, in addition to supporting on the theoretical construct humans-with-media which highlights the role of media in the production of knowledge and proposes that it is produced by a “humans-with-media” collective. To develop it, uses a qualitative approach and the data were produced from two classes of the Logical and Artistic Essays knowledge area, which cover the Mathematics and Arts subjects, in the Elementary Education of Youth and Adult Education of the Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)/Campo Limpo, located in the South Zone of the city of São Paulo-SP. The records were produced by means of transcripts of interviews with coordinators, educators and students, of the filming of the classes and educators´ meetings, as well as notes in a field diary. The study was organized in a hybrid format, composed of letters, which were directed to people who established a dialogue with the author in the development of the research, and other texts. From the data analysis, two categories of discussion emerged: "The Digital Technologies that permeate the classroom" and "Mathematical activities with Digital Technologies". The results showed that the context of CIEJA/Campo Limpo incorporated the different technologies (smartphones, calculator, internet etc.) in the practices developed by both educators and students, using them naturally, and not sporadically, in specific activities. This perspective allowed these different technologies to modify the dynamics of the classroom and the production of mathematical knowledge, which made it possible for the classroom environment to become a scenario for mathematical investigation, in which the collective of “educators-students-technology” search for possible and diverse solutions.

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Idioma

Português

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