Publicação: Animismo e artificialismo: uma análise a partir do modelo do sistema de esquemas de ações e operações sobre símbolos e signos
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Data
Autores
Orientador
Tassinari, Ricardo Pereira 

Coorientador
Pós-graduação
Filosofia - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho se propõe à análise epistemológica de alguns dos principais aspectos da noção de animismo e artificialismo infantis, através do Modelo do Sistema de Esquemas de Ações e Operações sobre Símbolos e Signos, denominado MoSEAOSS, modelo com base na epistemologia genética, desenvolvido por Tassinari (2014), que sistematiza alguns dos principais resultados a que chegaram Piaget e seus colaboradores. Este modelo aponta as estruturas necessárias ao conhecimento científico e filosófico: Ação, Esquema, Operação, Símbolo e Signo, que permitem ao sujeito epistêmico construir a sua visão filosófica, da infância até o presente de seu pensamento. Nosso intuito é mostrar que os principais aspectos da noção de animismo e artificialismo infantis, presentes na obra de Piaget A representação do mundo na criança (1947), podem ser explicados pelo sistema de esquemas de ações, através das coordenações das operações sobre símbolos e signos, especialmente das transfigurações (ações interiorizadas exercidas sobre imagens mentais) e das transignações (ações interiorizadas exercidas sobre signos), pois são assimilações e acomodações em sua cognição.
Resumo (inglês)
The present work proposes to the epistemological analysis of some of the main aspects of the notion of infantile animism and artificialism, through the Model of the System of Schemas of Actions and Operations on Symbols and Signs, denominated MoSEAOSS, model based on genetic epistemology, developed by Tassinari (2014), which systematizes some of the main results reached by Piaget and his collaborators. This model points to the structures necessary for scientific and philosophical knowledge: Action, Scheme, Operation, Symbol and Sign, which allow the epistemic subject to construct his philosophical vision, from childhood to the present of his thought. Our intention is to show that the main aspects of the notion of infantile animism and artificialism present in Piaget's work The representation of the world in the child (1947) can be explained by the system of schemes of actions, through the coordination of operations on symbols and signs, especially transfigurations (internalized actions exercised on mental images) and transignations (internalized actions exercised on signs), since these are assimilations and accommodations in their cognition.
Descrição
Palavras-chave
Animismo, Artificialismo, Modelo, Animism, Artificialism, Model
Idioma
Português