Atos de equilibrista: as narrativas de Modesto Carone entre a contenção e a fruição

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-27

Autores

Silva, Efraim Oscar [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A produção ficcional de Modesto Carone – quatro volumes de contos e um romance – ostenta, como um de seus traços proeminentes, o deslizamento das formas consagradas dos gêneros literários na direção das formas discursivas próprias dos textos analíticos, críticos, de reflexão, factuais, como o ensaio. Propõe-se analisar, na ficção de Carone, as características do discurso que indiciam a aproximação em relação a outros gêneros. O corpus é constituído por 13 contos extraídos dos livros As marcas do real (1979), Aos pés de Matilda (1980), Dias Melhores (1984) e Por trás dos vidros (2007). Também faz parte do corpus o romance Resumo de Ana (1998). O problema que se coloca é se o tom predominante nas narrativas de Carone, ora implicando a contenção da poeticidade/ literariedade, ora consentindo a fruição do texto, permite-nos considerá-las parte de uma tendência da literatura, iniciada no modernismo e ecoando nas produções contemporâneas, de afastar-se das formas e temas que a tradição consagrou como específicos da literatura. Como se trata de uma pesquisa bibliográfica e analítica, objetiva-se levantar discussões teóricas em torno do tema visando a compreender melhor os objetos e analisá-los, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre eles na crítica literária brasileira. Buscou-se assegurar, em proveito da análise, um suporte teórico operacional, o que se conseguiu por meio da narratologia. Ainda no âmbito da fundamentação teórica, foram introduzidas discussões que, oriundas de diferentes campos de saber, vêm, desde os últimos anos do século XX até o presente, enfocando a arte e a literatura na contemporaneidade. Essas discussões realçam, entre outros pontos, a expansão de campo da literatura e a perda da sua autonomia. A pesquisa confirmou apenas parcialmente o deslizamento da obra ficcional de Carone na direção de outros gêneros e discursos como sendo parte de uma tendência da literatura, já que se constatou que o estilo do escritor, resultado de uma formação cultural ampla e dialógica, é determinante para as feições que essa obra assume.
The fictional production of Modesto Carone – four books of short stories and a novel – shows off as one of its main features the gliding from renowned forms of literary genres to other discursive forms, proper of analytical, critical, reflectional, factual texts like the essay. It proposes to analyze on Carone’s fiction discursive aspects that points out how his narratives get close to other genres. The corpus is composed by thirteen short stories from As marcas do real (1979), Aos pés de Matilda (1980), Dias melhores (1984) and Por trás dos vidros (2007). It also includes the novel Resumo de Ana (1998). The problem is whether the predominant tone on Carone’s narratives, sometimes implying the contention of the poeticity/ literariness, other consenting the fruition of the text, allows to consider these narratives part of a literary tradition that retreats from forms and themes consecrated by the tradition as specific of literature, started in Modernism and echoing on contemporary productions. As a bibliographical-analytical research, it aims to rise theoretical discussions around the theme in order to better understand the objects and thus analyze them, contributing to widen the knowledge about them in Brazilian literary criticism. It aimed to assure a theoretical operational support in benefit of the analysis, which was achieved by narratology. About the theoretical basis, discussions from different fields of knowledge, which come from the twentieth century last years to the present, focusing on art and literature in the contemporaneity were introduced. These discussions highlight among other things the literature’s field expansion, deprived from autonomy. This thesis confirmed just partially the gliding of Carone’s fictional work, once it was evidenced that his style, which results from a wide cultural and dialogical formation, is determinant for the features that his works assumes.

Descrição

Palavras-chave

Literatura brasileira, Literatura contemporânea, Modesto Carone, Ensaio, Narratologia

Como citar